Mamãezite Aguda – Meu Filho Só Quer Estar Comigo

Mamãezite Aguda – Meu Filho Só Quer Estar Comigo

Mamãezite Aguda Meu Filho So Quer Estar Comigo

mamãezite aguda (tradução livre), como costumamos chamar, é uma fase em que nossos filhos se sentem especialmente apegados às suas mães, choram ao se separar de nós e ninguém mais consegue consolá-los.

Um pouco antes de completar dois anos, meu filho não parava de chamar “mamãe, mamãe”. Passava o dia todo grudado em mim. Quando eu saía do campo de visão dele, ele começava a chorar. Quando eu aparecia novamente, ele me abraçava como se tivesse medo de me perder.

Sim, ele estava passando por uma fase de “mamãezite aguda”.

Por volta dos dois anos de idade, as crianças passam por uma fase em que só querem estar com a mãe. Ninguém mais os consola. Somente a mãe lhes proporciona a segurança que precisam. A criança não quer ninguém mais, nem o próprio pai. Esta é uma fase passageira, porém bastante exaustiva para as mães. Mas devemos encará-la com paciência e usar algumas estratégias para aumentar a confiança dos nossos pequenos, até porque, no final das contas, tudo vai passar.

Quando apenas querem estar com a mãe, quando nossos filhos estão passando por essa fase de “mamãezite aguda”, não ache que eles estão rejeitando o pai. Seu comportamento  não pode ser considerado rejeição, porque nessa fase da vida, a criança ainda não tem a capacidade de se colocar no lugar do outro. Quando nosso filho só quer a mamãe, quando ele apenas quer ficar conosco, na verdade ele está buscando a confiança que pode ter sido perdida por algum motivo, como por exemplo, uma doença recente.

“Não é rejeição ao pai. A criança está passando por uma etapa em que a mãe é a única pessoa que faz com que ela se sinta segura. A mãe é sua figura de apego, desde o momento do nascimento.”

O apego, os laços afetivos que criamos com os nossos filhos se formam antes mesmo do nascimento deles. Logo que vem ao mundo, nosso bebê aprende que em nossos braços vai encontrar segurança, conforto e vai se sentir amado. Ele sente que nada nada vai acontecer a ele enquanto estiver nos braços da mamãe. Deste modo, podemos observar como os bebês entre 6 e 9 meses têm a sua primeira fase de “mamãezite”, quando reagem à presença de estranhos chorando.

Nessa fase dos dois anos de idade, a criança já ganhou autonomia e pode se movimentar sozinha, já começou a falar e a expressar seus gostos e preferências. Já frequenta o parquinho ou a creche, lugares em que ela precisa se relacionar com outras pessoas: crianças da mesma idade e pessoas mais velhas como as cuidadoras. Mas logicamente se sente melhor se estamos perto dela também. Embora os nossos filhos já sejam um pouco mais independentes, continuam precisando de nós da mesma forma que quando eram bebês.

O que pode desencadear esta fase de “mamãezite” aguda?

A “mamãezite” aguda é, como vimos, uma fase de insegurança que nossos filhos atravessam, agarrando-se a nós, mamães, porque dessa forma tudo parece ser mais fácil. Em nossos braços, eles se sentem seguros e confortáveis e sentem que nada de ruim pode acontecer com eles.

Alguns fatores podem desencadear esta fase, como:

 

Quais são os sintomas da “mamãezite” aguda?

A criança:

  • fica constantemente chamando a nossa atenção: “mãe, mamãe, manhê!”;
  • não quer ficar com ninguém além da própria mãe;
  • não quer ser vestida pelo pai, pelos avós, nem niguém;
  • quer que a mãe e ninguém mais dê todas as refeições: café-da-manhã, almoço e janta;
  • só quer brincar com a mãe;
  • chora ou nos chama no exato momento em que saímos do seu campo de visão;
  • fica com ciúmes dos irmãos, sejam mais velhos ou mais novos;
  • demonstra ciúmes até mesmo do pai;
  • não nos deixa fazer nada, querem colo e companhia o tempo todo;
  • agarra nas nossas pernas enquanto andamos pela casa.

 

Como solucionar a “mamãezite” aguda?

Apesar de essa fase ser bem desgastante e estressante para nós, mães, a verdade é que a solução está em nossas mãos. Basta uma boa dose de bom senso. Sabemos que essa fase reflete um momento de insegurança da criança, portanto temos que ajudá-la a recuperar a autonomia e segurança. De que forma? Brincando.

Podemos começar brincando com a criança, seja com construções, bolas coloridas, quebra-cabeças ou algo que a gente saiba que ela goste. Depois de iniciada a brincadeira, levante-se sem que ela perceba e separe-se dela por alguns centímetros. Repare se a criança tem alguma reação. Vá aos poucos aumentando essa distância, mas continue falando e interagindo com ela da mesma forma, para que ela perceba que você ainda está com ela. Com o tempo, você vai conseguir ir se afastando cada vez mais, até conseguir deixá-la sozinha no quarto por alguns momentos. Mas volte logo depois para ir buscá-la.

Leia aqui uma lista com 19 atividades muito legais para brincar com seu filho.

 

É importante também que seu filho aprenda a ficar sozinho com o pai e com os avós. Quando ele estiver interagindo com eles, procure não interromper. Se houver dificuldade de interação, peça para que eles façam atividades divertidas, que contem historinhas, leiam livros e brinquem. Depois de alguns dias, a criança vai se sentir mais confortável com outras pessoas e desgrudar um pouquinho da mamãe!

Essa é uma fase passageira, mas que podemos remediar com um pouco de paciência e muito carinho.

Traduzido e adaptado de Mamá Psicologa Infantil

24 thoughts on “Mamãezite Aguda – Meu Filho Só Quer Estar Comigo

  1. Estou passando por essa fase, super exaustivo. Meu filho não me desgruda por nada, até mesmo na hora de dormir, se ele percebe que me levantei, ele acorda e chora ou vai atrás de mim.
    Muito difícil não….

  2. Estou passando por isso também ,meu bebê tem 1 ano e 5 meses, estamos tendo problemas na creche e agora ele estranha ate os avós, meu marido me culpa por isso, eu me senti muito mal não sei mais o que fazer, realmente é muito difícil.

    1. Olá. Meu filho tem 1ano e 5 meses, estou passando por isso. Estou exausta e muito triste agora que li que é uma fase, pois acabei perdendo a paciência e o deixando, chorando bastante, forçado com meu esposo, pois estou muito cansada. Meu esposo já me culpou bastante mas com diálogo esses apontamentos findaram

  3. Meu bebê tem 1 ano e 4/5 meses e está exatamente nesta fase,não desgruda de mim um minuto!não quer saber do papai,nem dos avós que antes ficava grudado ele quer saber….realmente exaustivo, o papai fica triste e todos perguntam o que aconteceu?!que bom saber que não sou a única e que é só uma fase!?????
    Obrigada por este post esclarecedor!

  4. Tenho um filho de 4anos ele não desgruda pra nada se preciso me ausentar por uma hora quando volto ele já vem me abraça ,beijar diz que está com saudades até mesmo durante a noite quando está dormindo ele me chama.

  5. Sou mae de uma meninha de 4anos,este ano foi para a creche .no inicio nao deu nem um trabalho.Mais por incrivel q paresca agora no final . Esta chorando muito para ir a escola. Ja conversamos muito sobre isso ,e nao esta acontescendo nada na escola que esta a incomodando .Noto que realmente esta cada vez mais apegada a mim .Noa sei mais o que fazer .Por favor me ajudem?????/

    1. Também estou passando por isso com o meu filho de 4 anos. Também não sei o que fazer, maerquei um psicólogo pq ele entra em desespero quando eu não estou com ele, e ele só para de chorar quando ele me vê.

  6. Meu filho tem 1 ano e 1 mês ele sempre foi muito apegado a mim, mas ele interagia com todos normalmente. Ele vá pra creche e adora, mas de um mês pra cá tá terrível. Ele não pode me perder de vista que abre um berreiro e não quer mais saber do pai dele. Vou começar a trabalhar na próxima semana e ele volta pra escoli ( estava de férias) e realmente estou muito preocupada pois se ele está nesse grude todo ele vai sofrer na escolinha. Eu cheguei a pensar que estava grávida. Muito obrigada pelo texto, me deu um ânimo saber que não é só aqui em casa que isso acontece.

  7. Meu filho esta com 1 ano e 8 meses e esta . ate para eu lavar louça, fazer comida nao da. Ele me empurra ate eu parar e ficar com ele. No mercado é fazer compras com ele no coço. Na verdade, é tudo no colo. Até brinca com o pai ou outras pessoas, mas comigo perto. Se eu sair de perto, ele começa a chorar e nem volta a brincar. Engraçado que quando ele era mais novo, por motivos de trabalho, ficava semana fora e ele nunca chornadnem nada. Ate falava que ele era desapegado. Agora so estou receosa, pois começara na creche agora. Antes, tinha certeza que ele nao estranharia, mas agora com nem nessa fase nem sei

    1. O meu tbm tem -1 e 8 e tá nessa fase, mas careiro que eu tenha quebrado o vínculo de confiança pq viagei e ele ficou com minha mãe.. agr não me desgruda ?

  8. Minha filha tem 1 ano e 9 meses, e está nessa fase, é super angustiante. Minha esposa tava fazendo comida no forno e eu fiquei brincando com ela na sala, quando ela quis ir pra mãe na cozinha e eu não deixei por conta do forno , foi um desespero. Super angustiante, a mãe tem que está no campo de visão dela, se não é um desespero total.

  9. Minha filha tem 3 anos ,vai fazer 4 agora em junho e ela está muito apegada a mim,só quer dormir se for nos meus braços acorda chorando ,já não sei o que fazer ela estava bem,e do nada começou isso,passei por uma fase a difícil foi com a chegada de sua irmã de 1ano, mas consegui controlar,ela já havia aceitado tinha ciúmes ,de mim e do pai, e agora já começou isso ? me ajudem por favor

    1. Minha filha tem 3 anos e 8 meses. Ficava com uma cuidadora desde os 6 meses de vida, sempre gostou. do nada não quis mais ir, agora fica com a avó paterna, mas chora e grita toda vez que eu a deixo na casa deles. Estou desesperada. Helllppp

  10. Olá, fiquei meio preocupada ao ler esse conteúdo, pois meu bebê tem apenas 5 meses e estou passando por isso. O que devo fazer?? Ele só quer saber de mim e não fica com ninguem, inclusive com o pai.

    1. Relaxa. É assim mesmo. daqui 1 mes passa. Com 2 anos vem outra “crise” de mamanzite, so que é bem mais forte que a de 6 meses.

  11. A minha bebê tem 1 ano 1 mês e nunca saiu desta fase então kkk Não vai com ninguém, nem mesmo com o pai , chora qdo alguém se aproxima ou tenta pega lá no colo , e desesperador sem falar na cara de algumas pessoas que falam que a mãe e a culpada

  12. minha filha tem anos e 8 meses e sempre foi agarrada a mim ao extremo , nunca tive ajuda de ninguém pra cuidar dela ,foi pra escola aos 2 não teve problemas para adaptação , mas qndo está fora da escola , ela gruda em mim pra tudo , tô desgatada, cansada , e sem paciência, porque não tenho uma hora pra mim .

  13. minha filha tem 3 anos e 8 meses e sempre foi agarrada a mim ao extremo , nunca tive ajuda de ninguém pra cuidar dela ,foi pra escola aos 2 não teve problemas para adaptação , mas qndo está fora da escola , ela gruda em mim pra tudo , tô desgatada, cansada , e sem paciência, porque não tenho uma hora pra mim .

  14. Oi sou mãe da Emanuelly ela tem 1e 7 meses. Ela nunca saiu desta faz e pelo o jeito nunca vai sai tô muito cançada ela e bem imperativa. E vivi querendo braço as pessoas me culpar mais eu sempre tento deixa a vontade.ela chora muito vivi muito nós braços tem vários brinquedos e não brinca não assistir e tudo isso eu tento faz com ela mais ela abandona tudo e que braço ou mexer em coisa que não deve ela já fala tudo e já tá intendendo muito coisa mais tá sendo difícil pra mim desde quando ela nasceu só eu que cuido dela e mais ninguém eu choro todos os dias ela tem muita energia ela e muito carinhosa e linda. Ela n

  15. Olá , meu filho tem 1 ano e 6 meses e está nesta fase, durante o dia ele fica com a babá, mas no final do dia quando chego do trabalho não consigo fazer nada, só quer o meu colo, eu até achei que ele teria ficado assim devido eu ter ficado de férias pois acabamos ficando muito tempo juntos, mas agora vejo que é fase, mas também acho que deve ter contribuído um pouco.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *