A Maternidade Não Afasta Os Amigos,  Somente Os Seleciona

A Maternidade Nao Afasta Os Amigos Somente Os Seleciona
Duas amigas (dentre poucas outras) que eu mantive depois que me tornei mãe.

Uma vez me perguntaram se eu ainda conseguia manter os mesmos amigos de antes da maternidade e a minha resposta foi “não”. Para falar a verdade, depois que o meu bebê nasceu, metade dos amigos que eu tinha desapareceram. Alguns poucos ainda ficaram e se juntaram a mim nessa jornada doce-azedinha que é a maternidade. Posso afirmar que foi após a maternidade que eu percebi que talvez eu não tivesse a quantidade de amigos que eu pensava. Não posso julgá-los por causa disso, porque eu acho que eles nunca foram meus amigos de verdade.

Eu sei que quando nos tornamos mães acabamos mudando as nossas prioridades, fechamos um livro para abrir outro, mas um amigo verdadeiro não desaparece de uma hora para outra. Ele te acompanha em todas as jornadas. Um amigo de verdade te entende e te dá apoio. Isso não significa que o seu amigo precisa ir toda semana ou todo mês te visitar. Hoje em dia temos a internet para nos aproximar.

Uma mensagem no Facebook, um bate papo no Whats App já é o suficiente para que não fiquemos sozinhas ou nos sentindo abandonadas.



Alguns dos nossos amigos nos visitam quando os nossos filhos nascem, mas logo em seguida se afastam. Provavelmente fazem isso para não nos incomodar nessa nova etapa da vida (dá para compreender), mas depois de um tempo sempre é bom reaparecer para conversar um pouquinho Os amigos devem entender que, muito provavelmente ,vamos acabar falando de fraldas, leite ou coisas que o nosso filho está fazendo, porque agora não somos as mesma pessoas, nos tornamos mães e essa é a nossa nova realidade.

Às vezes eu penso que a maternidade não afasta os amigos, somente os seleciona. Quando nos tornamos recém-mães é que percebemos quem são os nossos amigos de verdade. No começo esse afastamento é doloroso, mas logo depois você se acostuma e também conhece mais pessoas no mundo da maternidade e assim vamos reconstruindo o nosso círculo de amigos.

Eu sempre convidei os meus amigos para o aniversário dos meus filhos, mas a verdade é que nem todos aparecem, apenas dois ou três. Hoje em dia não convido mais os amigos que nunca apareceram.

Eu sou muito grata aos meus amigos e familiares que ficaram comigo nessa jornada da maternidade (nada fácil), aqueles amigos que eu raramente encontro, mas sempre falam comigo eu sinto como uma família. Amigos esses que eu não consigo ver sempre mas que estamos sempre conversando e com eles me sinto em casa.

E você? Conseguiu manter todos os mesmos amigos de antes da maternidade?
Beijos, Thata

Traduzido e adaptado de Mami Dientes

Deixe seu comentário!