O Meu Bebê Está Mamando o Suficiente?

O Meu Bebe Esta Mamando o SuficienteO meu bebê está mamando o suficiente?

As vezes bate uma certa insegurança em amamentar o bebê porque infelizmente o bebê não vem com barrinha de mililitros na barriga onde você poderia ver se a barriguinha está ficando cheia de leite. Ainda mais em casos que o bebê teve que ficar na UTI e tomar mamadeira, como a Mia.

Então eu recebi algumas informações de uma amiga que é consultora em amamentação. São dicas para saber se o bebê está bem alimentado e bem hidratado depois de um dia sendo alimentando no peito.



Para sabermos se o bebê está bem vamos ter que observar algumas coisas.

1-Fraldas de Xixi
Um bebê que está mamando bem terá de 4 a 6 fraldas molhadas por dia a partir do seu quarto dia de vida. Ou 6 a 8 fraldas molhadas se usar fraldas de pano. A fralda molhada não precisa ser completamente cheia. Ela pode ser 2 colheres de sopa de água até o primeiro mês e de 4 a 6 colheres de sopa de água depois do primeiro mês de vida. Se precisar, coloque colheres de água em uma fralda seca para fazer a comparação do peso das fraldas.

Outro bom indicativo é a urina clarinha. Se a urina tiver cor de suco de maçã, ou seja, escura, significa que o bebê não está tomando água suficiente.

2-Fraldas de cocô
Nos primeiros dias do bebê as fezes são pretas e grudentas, tipo piche. Esse é o cocô que sai quando o bebê mama o colostro, nos 3 ou 4 primeiros dias.

A partir do quarto dia, quando o leite da mãe desce, o cocô muda para verde e líquido, tipo creme de espinafre. Depois de um tempo (pode ser meses) o cocô muda para amarelo mostarda com grumos.

Uma coisa para ter em mente é, se o bebê está fazendo bastante cocô é porque ele tomou bastante leite materno.

Sobre a frequência: no início é normal a que após cada mamada o bebê faça um pouquinho de cocô. Depois de 1 ou 2 meses de vida, com o intestino mais maduro, o cocô passa a ser uma vez por dia. O bebê pode ficar de 3 a 4 dias sem fazer cocô que é normal, não há nada de errado.

3-A mamada
No início é comum você sentir o seio cheio antes da mamada e logo após sentir o seio mais vazio. Essa sensação de seio cheio fica menos perceptível depois de 2 a 4 meses de vida do bebê porque o seio ajusta a demanda do bebê, passando a produzir somente a quantidade suficiente que ele precisa.

Você pode tentar ouvir o bebê engolir durante a mamada, pode tentar reparar se tem alguma gota de leite na língua do bebê após a mamada ou se vê algum leite no canto da boca durante a mamada. Se o bebê parecer satisfeito e com sono depois de mamar é porque, muito provavelmente, está satisfeito.

4-Ganho de peso
É normal o bebê perder de 5 a 7% do seu peso após os primeiros dias de nascido. O bebê vai ser pesado quando nascer, quando sair do hospital e, provavelmente, 15 dias depois, na primeira consulta com o pediatra.

Bebê que não tiver complicações no nascimento estará perto do seu peso de nascido, cerca de 100g a 50g abaixo, quando estiver com 1 semana de vida.

Após retornar ao peso do nascimento, o bebê bem alimentado vai ganhar de 115g a 200g por semana, ou um mínimo de 450 gramas por mês.

Alguns bebês ganham peso mais devagar e outros mais rápido e tudo bem.

Algumas observações

Para amamentar com sucesso você precisa ter confiança. Se o seu bebê está produzindo fraldas molhadas, evacuando, crescendo e ganhando peso, então está tudo indo muito bem.

Amamente em livre demanda. É normal o bebê em certo momento do dia querer mamar 40 minutos depois de ter mamado.  Bebês não vão ao peito somente pelo leite, eles gostam do colo, aconchego. Eles também precisam sugar para pegar no sono apenas.

Fique de olho na pega. As vezes a pega está boa mas alguns minutos depois ele escorrega para o bico. Corrija a pega quantas vezes forem precisas.

Fonte:
Posso amamentar 

Foto:
OPAS

Dê a sua opinião: