O Que É Doula e o Que Ela Faz?

O Que e Uma Doula e o Que Ela Faz mamae tagarelaO que é doula? A palavra “doula” vem do grego “mulher que serve”. Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. A doula não substitui o pai (ou o acompanhante escolhido pela mulher) durante o trabalho de parto.

No tempo das nossas avós e bisavós, os partos aconteciam em casa e com as mulheres mais experientes e mais velhas da família ou da comunidade onde a gestante morava, dando apoio e ajudando no momento do parto, além de auxiliar essas novas mães nos cuidados com o recém-nascido.

Vantagens de se ter uma doula:

As pesquisas têm mostrado que a atuação da doula no parto pode:

  • diminuir em 50% as taxas de cesárea;
  • diminuir em 20% a duração do trabalho de parto;
  • diminuir em 60% os pedidos de anestesia;
  • diminuir em 40% o uso da oxitocina;
  • diminuir em 40% o uso de forceps.

Embora esses números refiram-se a pesquisas no exterior, é muito provável que os números aqui sejam tão favoráveis quanto os acima mostrados.



O que a doula faz?

Antes do parto: a doula fica responsável por orientar o casal durante a gravidez, ajuda a mulher a se preparar para o parto normal fisicamente e emocionalmente, além de ajudar na construção do plano de parto da gestante.

Durante o parto: a doula é o suporte contínuo da gestante. Sugere posições de maior conforto no trabalho de parto e parto, realizando também técnicas naturais para alívio da dor, como massagens, banho quente, relaxamento e formas eficientes de respiração. Além disso, a doula tem o papel de interlocutora entre a equipe de atendimento e o casal, explicando os termos técnicos e os procedimentos hospitalares.

Após o parto: a doula visita a nova família com o intuito de oferecer apoio/suporte durante o período pós-parto, orientando sobre o aleitamento materno e os cuidados com o bebê.

É importante lembrar os procedimentos que a Doula não faz, então vamos listar aqui alguns:

Em hipótese alguma a Doula deve assumir tarefas técnicas da área da saúde, como auscultar o bebê, realizar toques vaginais para verificar a dilatação, nem atuar como parteira. Esse papel deve ser executado por um(a) enfermeiro(a) obstetra, obstetriz ou médico(a) obstetra. também é papel desses profissionais cuidar da saúde da gestante, e tomar as ações necessárias em caso de intercorrências ou emergências. A Doula deve estar preocupada somente em prestar o suporte exclusivo e contínuo à mulher, sem acumular funções técnicas que, sabidamente, não são de sua alçada e comprometem a qualidade do seu atendimento.

Bem, agora que você já sabe o que é uma doula, que tal contratar uma? Procure na sua cidade, no seu bairro e em grupos de apoio, com certeza tem uma doula esperando por você.
beijos e boa sorte.

soraya lares longui doula foto de perfil para o mamae tagarela

Soraya Lares Longui escreve artigos para o Mamãe Tagarela.

Soraya é doula e atua na sua área na cidade do Rio de Janeiro.

Conheça o site do projeto dela: Em 9 Meses.

Conheça também a sua página no Facebook.

Dê a sua opinião: