É Perigoso Passar das 40 Semanas de Gestação?

Perigoso Passar das 40 Semanas de Gestacao mamae tagarela40 semanas de gestação é o limite para o bebê nascer? É o limite para o bem estar do bebê no útero?

Existe um mito de que o bebê só pode ficar bem dentro do útero materno até 40 semanas, como se 40 semanas fosse uma data limite. Não é bem assim. O bebê pode ir tranquilamente até 41 semanas e de 41 a 42 semanas o bebê deve ser monitorado de perto pelo obstetra.

A data “limite” na verdade é de 42 semanas, mas alguns médicos preferem deixar passar um pouquinho e ficar monitorando se está tudo bem com o bebê. Se isso acontecer, não fique nervosa e nem ansiosa.



40 semanas na verdade é o tempo médio das gestações. As gestações podem ultrapassar disso com tranquilidade porque muitas vezes o cálculo da data provável de parto pode estar errado.

Aqui na Irlanda, nessa segunda gravidez, o médico me disse que só vai poder esperar até 41 semanas porque eu já tenho uma cesárea. Se eu chegar às 41 semanas e o bebê não tiver dado sinal de que vai nascer, eles vão induzir para que as contrações comecem a ocorrer.

Um lado ruim da indução é que nem sempre o bebê está preparado para nascer, mas são regras do hospital, não tenho como ir contra. A única coisa que posso fazer é, a partir das 38 semanas, seguir dicas para conseguir entrar em trabalho de parto naturalmente.

Outro lado ruim da indução é a dor. Já ouvi falar que ao induzir o parto a gestante sente muita dor, coisa desnecessária que poderia ser evitada. Se alguém quiser ler mais sobre indução do parto, achei uma matéria bem legal aqui no site “Mãe Me Quer”, está super bem explicadinho, fácil de entender, mas super resumido. Eu fiz um dossiê sobre indução de trabalho e parto e em breve colocarei aqui no blog para vocês.

Porém existe um lado bom da indução das gestações após 41 semanas. Estudos mostram que ao se fazer isso, reduz o risco de óbitos em bebês. Mas como esse risco é extremamente baixo, o ideal é que se discuta com a mãe qual decisão ela quer tomar. O ideal é o médico mostrar os prós e contras da indução e assim, junto com a mãe, decidirem juntos.

Segundo o Núcleo Carioca de Doulas:

  • Gestação a termo – duração normal e saudável do período gestacional – 37 a 42 semanas.
  • Gestação pós data – gestação que continua após a data provável de parto que é de 40 semanas.
  • Gestação pós termo – gestação que continua após as 42 semanas de gestação.

Pelo que vocês conseguem ver, a gestação entre 41 e 42 semanas ainda está dentro da duração normal de uma gravidez, a fase considerada saudável.

Se você está completando 40 semanas, saiba que você está no tempo médio da duração de uma gestação e não na data limite dela. Então se a sua gestação for de baixo risco e você estiver sendo acompanhada pelo seu médico obstetra, não fique com medo, está tudo dentro do normal e saudável.

 

Fonte:
O Diário de Bordo do Parto – Luciana Herrero – Ed Aninhare
Núcleo Carioca de Doula

Foto:
Salon

Dê a sua opinião: