Reflexo de Marcha – Reflexo Primitivo

Surgiu aí na internet um vídeo de um bebezinho que acabou de nascer e já “quer andar”. “Apressadinho” dizem algumas pessoas. Mas o que não te contaram é que isso é um reflexo primitivo chamado reflexo de marcha, assim como o reflexo de moro, o reflexo de preensão, o reflexo de sucção etc. São reflexos de sobrevivência, o bebê já nasce com todos eles, nada disso foi aprendido. Então, amiga, o bebê não está querendo andar e isso que você viu no vídeo não tem nada demais.

Mas o que é reflexo? Reflexo é uma reação corporal automática à estimulação. Os recém-nascidos têm alguns reflexos designados reflexos primitivos, que desaparecem na medida em que o córtex se vai desenvolvendo totalmente.



O reflexo de marcha existe para ajudar os recém-nascidos a procurarem o peito da mãe para mamar. Alguns bebês têm esse reflexo mais aguçado do que os outros e ter esse reflexo é sinal de saúde. Se o seu bebê não tem algum reflexo primitivo é preciso investigar, mas não se preocupe, esses reflexos são testados pelo pediatra.

Como testar o reflexo de marcha do seu bebê? Segure o bebê por debaixo dos braços e o mantenha erguido. Deixe com que seus pés toquem o chão. O bebê vai levantar o pé, dobrar o joelho e dar um passo a frente. Em seguida ele fará isso com a outra perna e vai continuar alternando pernas, como se tivesse andando.

O que parece uma predisposição precoce para andar é, na verdade, uma parte dos exercícios que o seu bebê fazia dentro da barriga da mãe. Quando estava no útero, ele apoiava os pés contra a parede abdominal e caminhava sobre ela. Este reflexo fica presente até o terceiro mês de vida do bebê, pois com essa idade a criança já desenvolveu movimentos muito mais complexos.

Caso esses reflexos não estejam presentes na idade que deveriam estar ou não se manisfestam, pode ser indicativo de uma possível disfunção neurológica. Mas como eu disse, o pediatra já testou os reflexos primitivos do seu bebê na maternidade ou na primeira consulta. Se ele não falou nada não se preocupe. Se o seu bebê não parece ter o reflexo de marcha, pode ser que você não esteja testando da forma correta ou que o reflexo dele seja bem leve. De qualquer forma, na dúvida, procure o pediatra. Ele é a melhor pessoa para testar o seu bebê.

Leia também sobre o Reflexo de Moro – aqui.

 

 

Segue o vídeo para quem ainda não viu.

Fonte:
Farmácia Saúde
Eu sou mais físio
Conhecimento próprio sobre reflexos – vindo da faculdade

1 comentário

  1. Rosangela comentou

    Grata pela informacao

Deixe seu comentário!