Reflexo de Moro ou Reflexo do Susto nos Bebês

O Reflexo de Moro ou Reflexo do Susto nos BebesOs recém-nascidos têm diferentes reflexos ou movimentos involuntários que são um sinal de saúde e significa que os bebês são normais. O reflexo de Moro, que é a mesma coisa que reflexo do susto, é um reflexo presente em recém-nascidos e leva o nome do pediatra austríaco Ernst Moro, que o descreveu primeiro.

Este reflexo é geralmente detectado no primeiro exame feito no bebê e, em seguida, a seguinte consulta confirma-se se ainda está presente, até três ou quatro meses, quando geralmente desaparece, mas tendendo a estar presente até os seis meses de idade. Ele é um reflexo primitivo e involuntário, mediado por mecanismos neuromusculares subcorticais, que já se encontram desenvolvidos desde o período pré-natal. Um reflexo primitivo é um reflexo relacionado com a sobrevivência, assim como os reflexos de sucção, preensão palmar, plantar e o da marcha. Todos esses reflexos com o tempo desaparecerão.

No reflexo de Moro, os bebês abrem os seus braços e mãos, rapidamente, com as palmas para cima no momento em que ele sente falta de apoio (pode acontecer em uma mudança súbita de posição). Os bebês também ficam com os ombros tensos e se assustam abrindo os olhos que podem até mesmo começar a chorar.



Como testar: Com o bebê deitado nos seus braços, deixe o braço “cair” rapidamente uns 30 graus. O bebê provavelmente vai responder abrindo os braços.

A ausência do reflexo de Moro em uma criança é anormal e sugere danos ao cérebro ou na medula espinhal ou se, por um lado, há a possibilidade de uma clavícula ou um grupo de ossos fraturados causando algum dano aos nervos do plexo braquial.

Por outro lado, a persistência do reflexo de Moro para além sexto mês de idade também podem indicar defeitos neurológicos graves.

Em suma, o reflexo de Moro ou reflexo do susto no bebê é um daqueles movimentos primários que denotam um desenvolvimento normal em recém-nascidos e geralmente desaparecem dentro de alguns meses.

Se o seu bebê não apresentar o reflexo de Moro, você precisa procurar ajuda médica para uma avaliação mais profunda. Geralmente a criança que não apresenta essa reflexo é encaminhada para um neuropediatra e vai fazer exames como tomografia ou ressonância magnética além de pesquisar doenças do metabolismo através de exames laboratoriais.

Existem outros reflexos primitivos em bebês. Para conhecer alguns deles asissta o vídeo abaixo:

Fontes
Aprendendo a Ser Padres
Minha vida
Fisioterapeutico
Cheiro de mãe

6 comentários

  1. Denise comentou

    Acabei de respirar mais aliviada.
    Minha filha está com 3 meses e ainda tem esse reflexo, por isso não dorme de costas se não estiver no cueiro, toda apertadinha.
    Já estava a me preocupar, pois logo ela começa a rola e não poderei mais usar o cueiro… Ainda não sei o que farei 😓 mas fico mais tranquila em saber que não está atrasado de passar.

    1. Tatiana Massari Guedes respondeu Denise

      A minha filha fazia isso tbm. Não dormia muito tempo pq sempre ‘se assustava’. E não ficava no cueiro pq estava calor. Passou. 😉 Não sei bem quando, mas passou. Hoje ela é dorminhoca mas coberta passa longe.. rs

  2. Wesley comentou

    Boa tarde… Teria algum vídeo sobre o reflexo de levantamento?
    Pra um trabalho da faculdade, não estou encontrado…

    1. Thaís Cardoso respondeu Wesley

      Não tenho não 🙁

  3. Rita Goudinho comentou

    Minha bebê está assim, muito boa a leitura me tranquilizou. Ela faz 3 meses em outubro, é bom saber que é passageiro e logo ela dormirá tranquila, obrigada. 🤗

  4. Alexandre comentou

    Então meu bebê do nada ele fecha os olhos como se tivesse alguma coisa encomodando ele e fecha as mãos fortes pronto aí a ré os olhos assustado e começa a chorar estou bem preocupado

Deixe seu comentário!