Relactação ou Translactação – O Que É e Como Fazer

O que é relactação ou translactação?
São técnicas que consistem em colocar o bebê para mamar o leite através de uma sondinha, sugando junto o seio da mãe, para poder estimular a produção de leite materno.

Na relactação se usa o leite artificial, de lata. Na translactação se usa o próprio leite da mãe que foi tirado previamente.

Geralmente a translactação é feita com bebês prematuros que não conseguem ainda sugar o seio da mãe. Mas não é regra, a translactação pode ser feita para tentar aumentar a produção do leite materno num determinado momento do dia.



 

Por quê fazer relactação ou translactação?
Algumas mães não conseguiram amamentar e querem voltar a amamentar. Alguns bebês precisam de complemento e a via mais fácil acaba sendo a mamadeira. Para quem já tentou a técnica do copinho e não deu certo e precisa usar a mamadeira quando a mãe não está em casa e não pode alimentar através da sonda de relactação, não esqueca de ler o texto sobre confusão de fluxo.

Mas o ideal é não usar a mamadeira para evitar a confusão de bico ou até mesmo a confusão de fluxo, para isso a mãe pode optar por fazer relactação.

Mas e se o leite for oferecido por outra pessoa porque a mãe não vai estar em casa naquele horário?

Ai essa pessoa pode fazer relactação através de uma técnica chamada “finger feeding” ou seja, amamentar com o dedo.

A pessoa já com a unha bem cortada, lava bem o dedo e coloca a sonda junto ao dedo dela e oferece o dedo para o bebê mamar. Parece meio estranho, não é? Mas muitas pessoas juram que essa técnica é ótima e além de ajudar na sucção do bebê, evita a confusão de bicos.

 

Como fazer a relactação ou translactação?
Você vai precisar comprar um kit de relactação: existe um kit da Mamatutti e um outro kit da Medela, ou você mesma pode montar o seu kit caseiro comprando uma sonda nasogástrica pediátrica número 4 ou 5 + um copinho ou mamadeira.

relactacao kit mamma tutti

Kit Mama Tutti

relactacao com o kit medela

Kit Medela

relactacao caseira

Relactação Caseira

 

Coloque o leite em um recipiente. Uma ponta da sonda dentro do recipiente do leite e a outra ponta da sonda junto ao mamilo da mãe (pode usar fita crepe para manter a sonda no lugar). Então leve o bebê ao seio para que ele possa sugar a sonda e o seio ao mesmo tempo.

Relatacao2Agora, atenção para um detalhe importante! Detalhe esse que foi uma consultora de amamentação que eu confio muito que me contou: observe a altura do recipiente do relactador, se ele tiver acima da boca do neném o leite vai cair por causa da gravidade e o objetivo não é esse! Queremos que o bebê sugue o leite, então a posição dele sempre vai ser um pouco abaixo da boca do neném (conforme conseguimos ver nessa foto).

Não esqueça que depois de cada uso é importante lavar o material com água e sabão e esterilizar, fervendo o material por 15 minutos.

A sonda nasogástrica ou a sonda que veio no kit deve ser trocada semanalmente.

 

A relactação ou translactação funciona mesmo?
Sim, funciona! Mas não é de imediato! Leva-se em torno de 2 semanas para notar o aumento da produção do seu leite. Isso é o mínimo, pois pode levar até 45 dias, dependendo do caso. É um processo que vai levar um tempinho, mas acredite, você vai ver resultados.

Existem até mesmo casos de mães adotivas que conseguiram amamentar após terem feito relactação, mas nesse caso o nome certo é lactação induzida.

Se a mãe for bem orientada o bebê consegue voltar a mamãe no peito com sucesso. Então na dúvida de como usar, procure o auxílio de uma consultora de amamentação ou o Banco de Leite da sua cidade.

Fontes:
Tua Saúde
Bolsa de mulher 

12 Comments:

  1. Gostaria de saber se essa tecnica pode ser usada por maes que nao podem amamentar, pois estao passando por algum tratamento medico que torna o leite da mae inviavel para o bebe.

    • Thata Tagarela

      Fernanda, se o leite não pode ser dado para o bebê, essa técnica não poderá ser usada, porque o seio sendo sugado, mesmo estando um tempo sem amamentar, vai começar a produzir leite novamente e o bebê vai acabar engolindo.

  2. No caso da sonda é preciso cortar as pontas ou pode usar s sonda normalmente? No caso de precisar cortar como faz p ela ficar lisinha e nao machucar a boca do bebe?

  3. Meu bebê parou de mamãe aos 4 meses vai completar 8 estou tentando utilizar essa técnica mas toda vez que vou dar o seio a ele, ele chora muito e me empurra será que consigo fazer a relactaçao? Tem alguma técnica para ele aceitar o seio novamente? Ou devo desistir mesmo?

    • Thata Tagarela

      Não desiste não Ana Paula. Consegue usar a tecnica sim. O ideal é você pedir ajuda de uma consultora de amamentação para demostrar o uso da tecnica. Você mora onde?

      • Eu moro no interior do parana e aqui não tem consultora de amamentação infelizmente, eu estou tentando mas ele não quer pegar o seio… Isso me deixa muito chateada…

  4. Tenho uma bebê de 2 meses ela parou de mamar no peito ja tentei estimula lá mas não consigo ela chora pois está acostumada a sugar a mamadeira como que faço para comprar esse kit ? Me chamo larissa sou de manaus

    • Thata Tagarela

      Oi Larissa, na época do meu filho eu consegui o mama tutti online. Desculpa mas não vou conseguir te ajudar muito, não lembro onde foi exatamente. Você faz parte de algum grupo de mãe? Talvez alguém saiba te dizer.

      • Eu acabei de comprar pelo site da lojas americanas. Estou aguardando chegsr pra tentar com o bebê de 3 de meses q hã algumas semanas não quer mamar no peito.

  5. Tentei a tecnica caseira e nao consegui minha bb fica nervosa e nao consegue abocanhar a peito c a sonda junto. Tentei da o peito e deixar ela começar a sugar e dpois ir colocando a sonda mas ela percebe e solta o peito. Ela ta c 1 mes e 12 dias. Ta sendo difícil, tenho leite mas é pouco queria consegui aumentar a produção e nao to conseguindo.

  6. Que bom ver pessoas falando deste assunto, meu bebê esta agora com 4,5 meses e mama super bem (abusa da chupetadas na mamãe até..rs) mas nosso começo foi bem difícil, ele nasceu com peso baixo e não conseguia mamar o suficiente, depois do pobrezinho chorar muito de fome e não ganhar peso as enfermeiras no hospital mesmo introduziram a relactação, depois de muita insistência minha liberaram q eu fizessem a translação, pois eu não aguentava ver meu pequeno chorando de fome.
    Em casa mesmo a revelia dos médicos, que me disseram q está técnica é só pra bebês pré maturos, mantive a translação até q ele começasse a mamar e ganhar peso bem, por volta dos 2 meses, tenho convicção que foi esta santa técnica que fez com que meu pequeno se mantivesse no LM sem a necessidade da introdução da fórmula. Não exitem tentar antes de darem a famosa complementação com formula na mamadeira…..

Dê a sua opinião: