Tarefas Apropriadas por Idade – de 2 Anos a 12 Anos e Mais Velhos

Olá mamães e papais. Hoje vamos falar da importância de colocar as crianças para participar dos cuidados da casa e tarefas domésticas.
É muito importante incentivar que as crianças participem desse tipo de tarefa para que elas aprendam a ter responsabilidade.

O quadrinho a seguir vai te mostrar quais tarefas apropriadas por idade, ou seja, que os seus filhos estão aptos a fazer em cada idade da vida deles. Gente, vamos conversar aqui uma coisa, eu disse que o quadro é para você saber quais tarefas ele consegue fazer, não disse que é para realizar todas as tarefas todos os dias.
Preciso ser bem clara nesse ponto porque quando coloquei esse quadro no Facebook, muitas mães acharam que as crianças tinham que fazer todas essas tarefas. Então, vamos enumerar alguns detalhes importantes:

1-Não é para ser obrigação da criança, é para ela ajudar de vez em quando em alguma dessas tarefas.
2-Se a criança mostrar interesse incentive.
3-Se você achar inapropriado para o seu/a sua filha, não coloque-o para fazer essa tarefa. Ninguém melhor do que a própria mãe para saber se o filho é apto ou não a realizar alguma coisa.



Aqui em casa por exemplo, meu filho mostra interesse em guardar as compras quando chegamos do mercado. Ele sempre quer ajudar. O que eu faço? Vou dando as coisas na mão dele e mostrando onde fica. Ele também mostra muito interesse na hora de pendurar as roupas no varal, eu deixo, claro. Fica tudo abarrotado e eu tenho que refazer uma por uma.

No final de tudo, eu levo 3 vezes mais o tempo que eu levaria para fazer tudo sem a ajuda dele. Eu preciso refazer várias tarefas que ele fez como pendurar a roupa, varrer e outras. Porque ele faz errado, mal feito, mas veja bem, o que importa aqui não é o resultado final e sim a participação na tarefa. E as crianças gostam de se sentir úteis.

Ah sim, claro, não diga para ele que está errado, mas mostre o certo. Não diga que ele está atrapalhando, incentive a ajuda. Elogie que ele está colocando a mão na massa, assim ele vai querer ajudar sempre.

Aqui está o quadrinho para você saber qual tarefa é apropriada para a idade das suas crianças:

tarefas apropriadas por idade

Volta aqui depois para me contar quais tarefas o seu filho ajuda e se ele ficou interessado.
Um beijo.
Thata

Dê a sua opinião: