Teste de Gravidez de Farmácia – Tudo Que Você Precisa Saber

Teste de gravidez de farmácia é tão fácil e tão acessível: basta você descer ali na esquina, comprar um teste, voltar para casa e fazer xixi no palito. Pronto, em poucos minutos sai o resultado, não é mesmo?

Funciona mesmo?

Funciona! Todos vão funcionar e o resultado é confiável. Mas antes de você comprar um teste de farmácia é preciso saber que dependendo da marca (e do preço) o seu teste pode detectar menos ou mais quantidade de hormônio beta HCG (hormônio da gravidez).



Alguns testes de farmácia, mais famosos, são tão bons que detectam antes mesmo do atraso menstrual. Mas o certo é esperar que a menstruação atrase para poder fazer o teste de gravidez. Se você estiver com pressa para saber, então opte pelo teste de sangue, de laboratório, pois este detecta antes mesmo do atraso da menstruação.

O ideal é procurar a informação na caixa do teste antes de levar para casa. Mas saiba que a maioria não fornece esse tipo de detalhe.

Deu negativo, não estou grávida?

Mesmo com resultado negativo, pode ser que você esteja grávida. O resultado de falso negativo pode acontecer se a quantidade de hormônio Beta HCG for menor do que a capacidade que o teste de farmácia pode detectar.

Por exemplo, na primeira semana da gravidez a quantidade de Beta HCG é de 25 a 50 mUL/ml, mas o teste que você comprou só consegue detectar a partir de 100 mUL/ml, então o seu resultado vai ser negativo mesmo você estando grávida.

Se você teve um resultado negativo e mesmo assim desconfia que está grávida, o ideal é esperar de 3 a 5 dias e repetir o teste, porque no início da gravidez o hormônio Beta HCG aumenta muito rápido.

Porém, saiba que não existe um falso positivo – mesmo que a linha do teste de gravidez seja fraca, isso significa que você está grávida! Parabéns!!!

Como fazer o teste de gravidez?

O ideal é usar a primeira urina do dia. Então se você comprou o teste, guarde-o o segura a ansiedade para poder fazer assim que acordar. Acontece que a primeira urina do dia tem uma maior concentração de Beta HCG e fica mais fácil do teste detectar.

Faça xixi em um potinho limpo e coloque a tira dentro e segure por 30 segundos até que a tira absorva o xixi, ou faça xixi direto no tira com cuidado para não molhar o visor (fique fazendo xixi pelos mesmos 30 segundos). Feche com a tampa, coloque de lado e espere alguns minutos para saber o resultado (veja as instruções na embalagem de quanto tempo esperar).

O resultado sai alguns minutos depois:
Um risquinho apenas, significa resultado negativo. Esse risquinho serve somente para saber que o teste funcionou.
Dois risquinhos, mesmo que o segundo risco seja fraco, significa que o resultado é positivo, ou seja, você está grávida – parabéns!
Nenhum risco significa que o teste não funcionou por algum motivo, nesse caso é melhor comprar outro e fazer novamente no dia seguinte, com o primeiro xixi da manhã.

Posso usar meus testes de ovulação para detectar gravidez?

Pode sim! Se você está tentando engravidar e tem alguns testes de ovulação sobrando em casa, saiba que esses testes podem detectar o Beta HCG. Isso acontece porque o hormônio da ovulação e o hormônio da gravidez são muito parecidos. Mas o contrário não é possível, o teste de gravidez não detecta o hormônio da ovulação. Isso porque o hormônio da ovulação é mais complexo.

Vou dar um exemplo simples que eu li uma vez em algum site: Vamos dizer que o hormônio da ovulação seja um menino com boné e o hormônio da gravidez seja um menino sem boné e você precisa encaixar esses meninos em seus moldes. O teste de ovulação é um molde para um menino com boné, então você consegue encaixar o menino sem boné também nesse mesmo molde, mesmo que o espaço do boné fique sem preencher. Já o menino de boné não entra no molde do teste de gravidez porque não há espaço para o boné no molde. É que nem uma chave com uma fechadura. Deu para entender ou ficou confuso?

Para finalizar:

O teste de farmácia é simples e prático de usar, mas saiba que se você optar por descobrir através do teste de sangue, não é necessário ter prescrição médica. Você pode ir direto no laboratório e solicitar o teste.

Se você fez o teste de farmácia e deu positivo, pode confiar no resultado, não precisa fazer teste de sangue para confirmar a grávidez. Do contrário é válido: se deu negativo no de farmácia, talvez seja uma opção fazer o teste de sangue porque o teste de sangue precisa de menos concentração de Beta HCG para detectar a gravidez, ou seja, detecta bem no início da gravidez.

Espero ter ajudado você com as dúvidas em relação ao teste de farmácia. Se restou alguma dúvida por deixar nos comentários. Se quiser contar a sua experiência com teste de gravidez de farmácia, fique à vontade, o seu depoimento pode ajudar outra pessoa.

Bjs, Thata

1 comentário

  1. Juliete comentou

    Oi há 7 anos atrás engravidei do meu segundo filho e queria muito que isso acontecesse mas até descobri foi um tormento pois fis 3 teste de farmácia no qual dois deu negativos ai o terceiro deu positivo mas no mês seguinte ao atraso mestruei em bem menas quantidade e menos tempo no terceiro dia da suposta menstruação desceu do uma borinha como de café e sobio e eu na dúvida fiz o teste de sangue ai deu positivo mais não confiei e descidi fazer uma ultrassom ai foi quando acreditei e para minha surpresas já estava grávida de quase 3 meses.

Deixe seu comentário!