Uma Carta Para um Bebê Amamentado por Mamadeira

Uma Carta Para um Bebe Amamentado por MamadeiraUma carta para um bebê amamentado por mamadeira

Meu filho não é que eu não quis amamentar você, é que eu não consegui mesmo. Eu tentei tudo que estava ao meu alcance mas eu não tive apoio, eu não tinha instruções, eu me sentia sozinha no meio daqueles tantos palpites, mas isso não significa que eu não te ame e isso não significa que eu não queira o melhor pra você.

Sim eu sei que o melhor é o leite materno, mas do meu leite eu não pude te dar, mas eu posso te dar muitas outras coisas: eu posso te dar uma troca de olhares enquanto você toma a sua mamadeira todo aconchegado no meu colo, eu posso pegar na sua mãozinha, eu posso te fazer carinho e te dar um cheirinho. Tudo isso também é amor em forma líquida.



Meu filho, no fundo no fundo eu me sinto culpada por não ter conseguido amamentar, eu sei que não deveria, mas às vezes eu me sinto. Talvez se o cenário fosse outro e se eu tivesse tido apoio, se eu soubesse um pouco mais sobre amamentação, ou talvez se eu não tivesse tido os problemas que eu tive para te amamentar. Talvez eu tivesse conseguido. Eu não sei e nunca vou saber. Quando eu vejo algumas mães que amamentam compartilhando algumas informações sobre o bebê amamentado eu fico triste por não ter podido dar isso para você. Fico triste de ler tantos benefícios do leite materno e eu não pude dar isso para você. Eu entendo que toda essa campanha em prol da amamentação é necessária porque amamentar é difícil e se não fosse por todo esse incentivo que a mídia faz muitas mães desistiriam com facilidade. Mas tudo isso me incomoda na alma, porque eu não pude te dar.

Mas olhe bem para você! Hoje em dia você é um menino grande, lindo, saudável, esperto, brincalhão e carinhoso. Às vezes eu penso “Será que realmente teria feito diferença se eu tivesse conseguido amamentar você?” Porque aos meus olhos você é perfeito! Talvez sim, talvez não, taí uma coisa que eu nunca vou saber. Eu fiz o que eu pude e no final você se tornou um menino maravilhoso e que é muito amado pela mamãe, pelo papai e por toda a família. No final das contas você se tornou um menino tão bom quanto aquele que foi amamentado no peito.

Se eu pudesse voltar no tempo eu teria tentado algumas coisas diferentes para conseguir te amamentar, mas eu não posso voltar no tempo, então o que eu posso fazer de diferente é daqui para frente, e por você eu dou o meu melhor. Escrevo essa carta porque eu queria que você soubesse de tudo isso e também queria que você soubesse que o que mais importa é que eu te alimento com amor, não importa se é peito ou se é mamadeira o que importa é o amor que eu coloco nesse gesto, pois quem dá mamadeira também pode dar com o coração.

Te amo mais do que tudo, meu bebezinho.
Um beijo da mamãe.

25 Comments:

  1. Thais muito linda e sincera a sua colocação

  2. Tb não consegui amamentar a minha filha, e fui muito criticada por isso. Nunca recebi auxílio de nenhum profissional da área ou de uma pessoa amiga, mas opiniões negativas, essas não precisavam ser solicitadas elas simplesmente jorravam. Compartilho essa frustração, mas nem por causa disso minha filha é menos importante pra mim, assim como sei que não sou menos importante pra ela.

    • Thata Tagarela

      Muitas vezes falta apoio, Aline. Muitas vezes falta uma palavra de carinho, um abraço. Acabamos nos sentindo sozinhas e culpadas nessa. Mas saiba que sozinhas, vocês mães que não conseguiram amamentar, não estão: eu estou aqui para vocês. E culpa? Culpados são aqueles que não nos deram apoio ou até mesmo aqueles que não nos abraçaram nesse momento difícil. Um beijo

      • Quem realmente quer amamentar não inventa desculpas. Vivo em outro país, longe de toda minha família, só eu e meu marido e sempre disse que ia amamentar minha filha até 1 ano, ela agora te 45 dias, o início foi muito difícil mas nunca pensei em desistir.

        • Thata Tagarela

          É Elena, todas têm a sua vida, todas tiveram a mesma dificuldade que você teve, todas tiveram o mesmo apoio que você teve. Só que não! Pessoas passam por experiências diferentes, dificuldades, sentimentos etc. Tente se colocar no lugar do outro e praticar um pouco de amor ao próximo. Só um pouquinho, tá? Tá faltando empatia demais na sua fala.

          • Verdade… apoio eu até tive… o problema que meu leite não veio… tentei de tudo e nada… horas e horas de massagens… era tudo que eu queria.. mas infelizmente nao pude… e nao foi desculpa elena… pq sofri mto.. quase fiquei maluca pq queria dar… mas nem todas tem a mesma sorte q vc… empatia.. e o gesto de se colocar no lugar de outra pessoa… tentar sentir o q ela sente… amamentar é lindo… coisa divina que infelizmente não pude experimentar… Mas agradeço a Deus pq ele sabe o q e melhor. Me culpava.. hj não mais… pq amamento com o coração… mto amor envolvido.. bj a todas

          • Thata Tagarela

            Faz bem em não se culpar, Jana. Um super abraço apertado em você. Beijos

  3. Me identifique muito con sua carta eu lei pra mia minina e ela entendeu porq fico de olho en mi …eu fique sozinha com meu bebe sin saber o q fazer ..la gente so te atrapalha y lo unico q una quiere es carinho y apoyo mais nao foi asim

  4. Nossa chorei…Me identifico com esse texto.Meu bebê com 41 dias e eu louca para amamentar, desejando isso mais que tudo e ñ tenho leite!
    Meu anjinho chegou prematuro,passou 15 dias na neonatal e creio que essa tensão secou meu leite.Tomei remédios, chás, comi tudo que me indicaram e ainda estou tentando.Choro todos os dias…Mas a minha esperança é a última que morre!Pedindo a Deus pra esse leite voltar!

    • Thata Tagarela

      Gisleine, se vc ainda quer tentar, faz relactação. Mesmo que você dê leite de lata, dar daquele jeito já vai te fazer sentir melhor.

    • Tomar bastante sucos natural caldo de caña, que vc cría leite quando eu ganhei meu bebé eu não tinha leite mim indicaro e deu certo.

    • Ja ouviu falar em alfafa,é usado para aumentar o leite das vacas… algumas amigas minha tomaram e deu certo. Tenta. Mas relaxa o importante é o amor q vc tem pelo seu bebe. e tente nao ficar pensando muito,logo seu leite vai descer.
      Eu por “n” motivos nao consegui mais amamentar minha filha,mas fiz oq era melhor pra ela,dei formula e ela adora…beijos fica com Deus

  5. Oi Boa noite, minha filhinha hoje está completando 3 meses, nasceu prematura, mas antes dela nascer eu fiquei internada em foi muita medicação o meu emocional foi devidamente abatido, bom eu tive alta após 15 dias internada, mas ela ficou e na Neonatal ela ficou bons dias na sonda e em seguida já foi acostumada na mamadeira, mas tudo isso eu ainda ordenhando, mas nuca tive muita produção, mas cada gatinha que eu tirava eu ficava realizada e muito feliz. Sabe tomei de tudo que me ensinavam para preduzir mais, mas ela já não queria saber tanto do meu peito, até que ela teve alta e fomos pra casa, o meu medo, a insegurança , os palpites, me deixaram muito abalada, ahoje logo vc terá mais leite, faz isso, não faz isso é cada dia estava diminuindo, tanto a pediatra quanto o meu obstetra disseram que eu não teria por muito tempo, mas tenho certeza que todos pensavam que eu que não queria dar. FOi quando tive infecção nos rins e me deparei internada na UTI. Que ironia graças a Deus que ela estava tomando na mamadeira, pois não era tanto sofrimento para ela, compensação com tantos medicatentos fortes que tomei diminuium mais ainda minha produção.
    Entendo sua carta e compartilho é muita cobrança começando por nós, mas isso nao quer dizer que não o amamos, pelo ao contrário é um amor tão forte, tão puro e verdadeiro para suprir um pouco o peito que não podemos dar. A minha filha está crescendo linda e forte .Obrigada você poriginal compartilhar para nos proporcionar esse dé sabafo. Cristiane mae da Alice

  6. ISSO ACONTECEU COMIGO TAMBEM,MEU SEIO MACHUCOU MUITO ,MAS MESMO ASSIM EU TENTAVA AMAMENTA,MAS TAMBEM COMECOU SAIR SANGUE AI MINHA FILHA NAO ASCEITOU MAIS,AGORA MEU LEITE SECOU E ELA TEM 3 MESES E AGORA ELA QUE SUGAR E NAO TEM NADA PRA OFERECE-LA ME SINTO MUITO CULPADA POR ISSO HOJE
    MAS EU TENTEI FAZER DE TUDO,MAS MESMO ASSIM ELA E MUITO SALDAVEL,GRASA A DEUS.

  7. E bom colocar o bebe pra mamar pois isso istimula a produção de leite. Lindo texto o que importa e o amor q damos aos nossos bebes. Eu tive dificuldades e busquei informação na Internet ajudou muito. Sempre passo o q aprendi para minhas amigas.

  8. Pois comigo foi diferente, fui muitíssimo criticada por conta que estava apenas amamentando exclusivo até aos seis meses, cada um que chegasse me chocavam dizendo que eu iria matar o meu filho de fome, eram tantos absurdos, eu não recebi nem um incentivo siquer para amamentar o meu filho.

  9. Adorei o texto,me identifiquei até com o nome da criança o meu também é Eric,hoje tem cinco anos e muita saúde graças à Deus,mas agente se culpa mesmo sabendo tudo o que passamos.

  10. Nossa mto lindo o texto, me emocionei pois aconteceu exatamente comigo e vc disse tudo o que eu sinto. O sentimento de culpa sempre nos persegue e a vontade de poder voltar no tempo. Meu bb mamou no peito só até 3 meses, hj está com 1 ano e 2 meses mas o que é mais importante é que ele é mto esperto,ativo, lindo e nunca ficou doente. Amo mto. Meu João Miguel, minha vida.

  11. Lídia Nara Geraldi Buim

    Chorei muito… sou eu em cada linha… me senti abraçada. Obrigada…

  12. Linda carta!Bom passei com meu primeiro filho que so tive leite 11dias pois fiquei muito deprimida e meu leite secou.Agora c minha segunda filha,meu leite ficou bastante ate 27 dias depois começou a diminuir ate me deparar c minha bb em gritos de fome,tive que acrecentar outro leite junto tmb.Hoje em dia o leite esta pouco mas dou assim msm,intercalando c mamadeira.Os organismos sao diferentes e o que cada um passa tmb,n somos ninguem para apontar ou julgar o proximo pois o importante e nossos filhos crecerem saudaveis e amados,eu cheguei tomar ate plazil e nada aprendi a n ouvir os outros para n me deprimir como na primeira gestaçao.Vcs sao mamaes maravilhosas e amadas pelo senhor,pois ele as concedeu a dadiva de serem maes na mamadeira ou peito todas querem a msm coisa e vao ter,filhos saudaveis entao esqueçam o resto.Jesus abençoe cada mamae e bb!!!

    • Danielle, sou mamãe de primeira viagem e levei um baita susto quando minha produção diminuiu aos 2 meses da minha filha! Encontrei no face um grupo chamado GVA! Foi o que me salvou! Hoje ela está com 4 meses e meio e continua só no peito! Está super gordinha!

  13. Oi eu fiz cesarea e meu leite demorou muito pra descer e na verdade nem desceu meu bebe tentou mamar mas como eu nao tinha muito leite nem bico no seio ele logo parou d mamar e tambem nao tive apoio, mas o principal eu consegui que foi ele tomar o colostro mas tive q tirar o pouco d leite q tinha com a maquina de puxar leite e dar na mamadeira pra ele. Meu pequeno hj esta com 7 meses e eh um menino forte e saudavel!

  14. Nossa texto perfeito. Assim que me sinto. Pelo menos quem passou entende, pq outros não entendem não.

Dê a sua opinião: