O Que É Torre de Aprendizagem Montessori

Torre de Aprendizagem Montessori - Saiba Tudo foto de capaA Torre de Aprendizagem Montessori é um banco, que fica na altura da bancada da sua cozinha, no qual as crianças conseguem subir e ficam em segurança dentro pois eles têm barreiras em volta para impedir que as crianças caiam como acontece com os bancos comuns.

A torre de aprendizagem montessori serve para que as crianças consigam subir e olhar o que está sendo feito na cozinha e até mesmo ajudar. Ela geralmente é feita de madeira, com uma passagem pela qual a criança consegue entrar e sair sozinha, sem ajuda de um adulto, e também fica protegida nas laterais.


A idéia, como todo contexto Montessori, é estimular a independência e autonomia da criança e também, nesse caso, a coordenação motora fina e o interesse na culinária e nos alimentos. No final você vai perceber que quando seu filho ajuda na cozinha ele se interessa muito mais em consumir determinado alimento, então a torre Montessori também vai ajudar a estimular uma boa alimentação nos pequenos.

Essa torre já é muito usada nos Estados Unidos e aqui na Europa. Aqui eles chamam de Montessori Learning Tower, mas agora ela está começando a ser fabricada no Brasil, mesmo ainda sendo difícil de encontrar, já existem opções no Mercado Livre por exemplo.

Torre de Aprendizagem Montessori - Saiba Tudo foto grande

Sai e entra sozinha!

Esse vídeo abaixo mostra como usar a torre de aprendizagem montessori com uma criança menor de 2 anos que ainda não participa nos afazeres domésticos, mas que pode observar o que a mãe está fazendo e assim vai aprendendo sobre os alimentos, vai se interessando pela comida, vai aprendendo como ajudar no futuro:

 

Esse vídeo abaixo mostra como usar a torre de aprendizagem montessori em outros cantos da casa, como no banheiro ao escovar os dentes, por exemplo:

 

Quanto custa?

O preço varia de 300 a 450 reais. É cara, eu sei, mas talvez se você conseguir em um grupo de mães uma compra coletiva o preço caia bastante.

Com que idade ela pode ser usada?

Pode ser usada a partir de 18 meses, segundo especialistas. Mas eu acredito que somente mais para perto dos 2 anos a criança vai conseguir ajudar. Cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento, então não limite a idade. Deixe a torre à disposição na sua cozinha e observe o interesse dos pequenos.

Faça você mesmo em casa:

Apesar de ser cara, a Torre Montessori parece ser algo bem simples de fazer em casa. Aqui vamos tentar um tutorial de DYI usando um banco da Ikea chamado Bekvam.

Compramos dois bancos desse e vamos tentar transformar em uma torre. Cada banco custou 15 euros, ou seja, gastamos um total de 30 euros + trabalho para montar. Se conseguirmos fazer essa torre, eu e Papai Tagarela, colocaremos o vídeo aqui para vocês.

Decidimos fazer nós mesmos porque aqui na Europa as Montessori Learning Towers não são baratas. Aqui eu gastaria 100 euros (ou até mais) se eu resolvesse comprar pronta.

Uma opção também é você levar algumas fotos para um marceneiro e perguntar quanto sairia fazer uma torre dessa.

Beijos, Thata

Colaboração:
Renata Riquette Manes

Foto:
Mama Liberated
Modern Decoration

Um Comentário:

  1. Olá, eai conseguíram fazer a Torre Montessori? Gostaria de ver fotos

Dê a sua opinião: