Dicas Para Reconhecer Se o Seu Bebê Já Pode Desfraldar

Já há alguns meses venho lendo e pesquisando sobre como desfraldar Eriquíssimo porque MORRO de medo de dar tudo errado nessa fase. Então mãe, tenho muita coisa pra falar sobre o assunto, criei praticamente um doissiê. Vou dividir em alguns posts pra facilitar a leitura.

Meu medo de desfraldar a criança daqui de casa aumentou ainda mais depois de ouvir histórias de desfralde de amigas minhas, que pra mim mais parecem histórias de terror. Como uma por exemplo que a filha de uma amiga que fez cocô no canto da sala enquanto a mãe recebia visitas em casa.

Mas enfim, que mãe não morre de medo de desfraldar o seu bebê?



O desfralde é um marco na vida da criança porque é o primeiro sinal de independência. Não é fácil de se fazer mas pode ser rápido e indolor tanto para o bebê (não tão mais bebê assim) quanto para os pais.

O que eu aprendi é que a criança só tem aptidão fisiológica para segurar o xixi a partir dos 18 meses (1 ano e meio). A partir não significa que todos que completarem 18 meses terão controle dos esfincteres e pronto. Na na ni na não. Esse controle pode ocorrer somente com 24 meses com o seu filho e isso é NORMAL, ok? Considere também que meninas amadurecem o controle do esfincter mais cedo, ou seja, ja conseguem segurar o xixi bem antes.

bebe preprado para desfraldar sentado no penico fazendo xixi e coco– Entre 18 e 24 meses os esfincteres das crianças amadurecem e a partir daí eles estarão aptos a segurar a bexiga, além de que só com essa idade que eles passam a ter habilidades cognitivas para aprender a segurar o xixi e o cocô.

O mais recomendado pelos especialistas é que se comece o desfraldamento depois dos 2 anos. A maioria dos pais começa depois dos 2 anos e meio. A não ser que a criança esteja desesperada para desfraldar logo, arrancando as calças. Ai vale da mamãe sentir que o momento chegou bem antes. Geralmente o desfralde é iniciado a qualquer momento entre 2 a 3 anos. Começar a desfraldar o seu filho perto dos 3 anos NÃO significa que começou tarde. Algumas crianças só estão prontas perto dos 4 anos e está tudo bem. Se você, mãe, sentir que tem algo errado procure um médico porque intuição de mãe deve ser sempre levada a sério.

Ok, agora sabendo disso temos que reconhecer o momento certo para desfraldar. Se você fizer isso correndo, sem respeitar o tempo da criança, o desfralde pode ser traumático e não dar certo. Ai vai levar mais tempo ainda. A criança que vai conduzir os pais nesse processo.

Então vamos no passo a passo para reconhecer o momento certo para desfraldar:

1- A criança avisa QUE FEZ xixi e cocô. Nesse momento você pode comprar o troninho / assento para “apresentar” à criança.

2- A criança avisa QUE ESTÁ FAZENDO xixi e cocô. Mamãe, aguenta aí que ainda não é o momento ideal. Algumas mães erram em começar o desfralde nessa fase e pode dar certo em alguns casos, mas em outros o resultado é desastroso.

3- A criança avisa ANTES de fazer xixi e cocô. Ah, agora chegamos na fase ideal. Agora é o momento certo de desfraldar. Algumas crianças já dizem logo que não querem mais as fraldas e já arrancam. Outras se escondem pra fazer cocô atrás de algum lugar mais privado, como a cortina da sala.

dicas para saber se o seu filho esta preparado pro desfralde

Outros sinais de que o seu filho está pronto para desfraldar:

Sinais físicos:
I- O seu filho tem coordenação para falar e até para correr sem ficar caindo.
II- Faz muito xixi de uma vez só.
III- Evacua regularmente e sempre nos mesmos horários e é bem fácil de prever quando vai fazer o cocô.
IV- A frada fica seca por pelo menos 2 horas ou durante os cochilos, o que significa que os músculos da bexiga estão prontos para segurar a urina.

Sinais comportamentais:
1- Fica sentado na mesma posição por pelo menos de 2 a 5 minutos.
2- Consegue abaixar e suspender as suas próprias calças.
3- Não gosta de ficar com a fralda molhada ou suja.
4- Se mostra curioso quando você vai ao banheiro e repara como você faz todo o processo: senta na privada, levanta e puxa as calças, lava as mãos.
5- Demonstra necessidade de independência
6- Não apresenta resistência em usar o banheiro e se mostra cooperativo.
7- Se mostra orgulhoso de ter feito o xixi e o cocô.

Sinais Cognitivos:
1- Identifica e entende que os sinais físicos significam que ele tem que ir ao banheiro. A criança consegue te avisar que precisa fazer xixi/cocô e ainda consegue segurar até chegar no banheiro.
2- Consegue seguir instruções simples como “pega aquele brinquedo”
3- Entende a importancia de colocar as coisas de volta de onde elas pertencem.
4- Usa palavras específicas quando se refere ao xixi e ao cocô (que podem ser simplesmente xixi e cocô).

Não tenha pressa para começar a fazer o desfralde, espere o momento certo, a sua sanidade mental e a criança agradecem.

Agora vamos ver o que usar no processo do desfralde? Produtos, tabela de recompensa (do Frozen), vídeos etc. E as dicas para desfraldar com sucesso!

10 Comments:

  1. Prima, vamos comeÇaR o desfralde da Gio no sábado. A creche mandou email sinalizando q é o momento! Ai que medo! Ai que preguiça! Reze por nós! Kkk

    • Thata Tagarela

      Vai dar tudo certo! Hoje vai entrar um post bem legal que fala até dos vídeos que você pode mostrar pra ela pra incentivar! Depois me conta como foi tudo.

  2. Anna Carolina Portella

    A minha filha vai fazer 2 anos mês que vem, mas já tem uns meses que comecei a deixar ela alguns períodos do dia sem fralda, geralmente na parte da tarde.
    Já aconteceu dela fazer cocô e xixi na calcinha, mas tem vezes que ela pede pra ir ao banheiro. Ela sempre me avisa depois que faz o xixi na calcinha e o cocô na fralda.
    Quando ela faz cocô na fralda pela manhã, então já costumo deixar ela sem fralda o restante do dia. Não me incomodo de ficar lavando calcinha e assim ela já vai acostumando a ficar sem a fralda.

  3. Meu filho tem 4 anos, já tem tempo que ele não usa fraldas durante o dia, mas na hora de dormir eu sempre tenho que colocar a fralda, pois ele sempre faz xixi na cama e as vezes mais de uma vez. O que eu faço? Não aguento mais comprar fraldas rssss. Bjs

  4. Tenho uma bebê de 1 ano e 6 meses com 1 ano e 5 meses sozinha ela parou de fazer xixi durante a noite e quando queria fazer ao acorda ela pedia desde então já tinha tirado a fralda do dia ,as vezes se eu não tiver por perto ela faz xixi na calcinha pois ainda não sabe tirar a calcinha sozinha, mais o cocô ela sempre avisa !

  5. Eu desfraldei meus 3 meninos antes de 1 ano como fazem em outros países. E conto meu relato neste blog para as mamães que desejam começar mais cedo

    http://www.minhafestapreferida.com.br/wp/desfraldar-penico-fraldas/

    Bjs

  6. 6 filhos desflandado com 1 ano e meio.se a criança fala tá na hora de tirar as fraldas discordo deixar para depois dos dois anos .sou professora e noto que as mãe e que nao.tem paciência.e querem as vezes prolongar o momento se apegando.a sua.autonomia para sentir que tem um bebe e passa essa responsabilidade para a creche .acham melhor .coitadinho do meu bebé nao vou dar bronca nele.e um desrespeito com a saúde e coluna das professoras. Dão celular para as crianças mexer ao invés de dar um penico.

  7. Oi a minha bebe tem 1 e meio e eu estou tentando tirar ela da fralda ela avisa quando quer fazer coco mas nao avisa que quer fazer xixi mas quando eu levo ela no penico ela faz sera que ainda nao e a hora

  8. Acredito que os bebês de hoje tem mais dificuldade de desfraldar porque ficam muito tempo com fraldas. Eles não tem contato com o pumpum nem o xixi, mas fácil seria se as mamães deixassem eles sem fraldas e observassem os movimentos o tempo, a hora para poder ajudá-los.

  9. boa noite, meu nome é simone tenho um menino de 3 anos e 2 meses de idade.
    estou desde os 2 e 9 meses que estou tirando ele das fraldas e nao estou conseguindo.
    ele em nenhum momento pede pra ir ao banheiro ou fala que quer fazer xixi ou coco.
    tento fazer de varias formas possiveis, e diferentes coisas pra incentivar ele a fazer sozinho ou ate pedir mesmo pra mim. mas nao vai
    preciso de ajuda, ele sabe conversar bem, mas é só esse o problema dele ir ao banheiro.
    nâo sei mais o que faço, tento nao brigar com ele, pq se nao ele fica com medo e acaba que segurando xixi ou coco, e acaba nem fazendo por que acha que vai apanhar.

    por favor alguem dê uma ideia, pq tem pinico aqui, o assento de colocar na privada, mas nao adianta.
    obrigada …..

Dê a sua opinião: