8 Motivos Para Esperar a Hora do Seu Bebê Nascer

8 Motivos Para Esperar a Hora do Seu Bebe NascerHoje eu descobri que a madrinha do meu filho, minha melhor amiga, está grávida. Conversamos muito e como ela é a pessoa que eu mais tenho intimidade nesse mundo fui logo fazendo perguntas sobre parto e amamentação, perguntas que eu nunca fiz para ninguém por achar muito invasivas, mas como ela é a pessoa que eu mais tenho intimidade nesse mundo, junto com o meu marido, eu fiz essas perguntas.

Ela me disse que atualmente preferia cesárea mas que ainda não tinha lido sobre o assunto, pois a gravidez era novidade para ela, que nem estava tentando engravidar e ainda estava tentando assimilar essa novidade.

Falei para ela que o parto normal é a melhor opção para a mamãe e o bebê, mas que respeito a decisão dela. Falei que se o bebê nasce de parto normal, cesárea ou é adotado no final não vai importar muito. Cada um estuda e decide o melhor para cada um.



Mas falei também que esperar o tempo do bebê vai fazer toda a diferença. E acreditem, faz!

E quem vai fazer cesárea também pode esperar pelo tempo do bebê estar pronto e nascer!

Assim como eu disse para ela vou dizer para vocês: os motivos estarão listados aí embaixo para que vocês levem isso tudo em consideração. Claro que algumas coisas são baseadas em experiências pessoais e outras são fundamentadas. Não significa que tudo isso vai acontecer contigo se o bebê não estiver pronto para nascer se você marcar uma cesárea antes da hora, mas para quê jogar com o bem estar dos nossos filhos? Para quê arriscar?

Motivos para esperar a hora do bebê nascer:

  1. Ao esperar o tempo do bebê, ele estará pronto para vir ao mundo, com todos os órgãos maduros e funcionando perfeitamente. O pulmão, por exemplo, é o último órgão a amadurecer e somente quando ele está maduro o bebê dá sinal de que vai nascer.
  2. Falando em pulmão e sistema respiratório, não esperar o tempo do bebê pode fazer com que ele seja uma criança alérgica ou com problemas respiratórios no futuro. Nem sempre vemos a consequência disso nos primeiros meses de vida, só vamos perceber com o passar do tempo.
  3. Marcar a cesárea antes das 40 semanas de gestação aumentam entre 300 a 500% o comprometimento da saúde do bebê, principalmente causando problemas respiratórios, que podem persistir por toda infância.
  4. Marcar a cesárea para antes das 40 semanas também aumenta a chance do bebê ter icterícia, que é o aspecto amarelado na pele por causa do acúmulo de bilirrubina no sangue.
  5. Esperar algumas semanas vai fazer toda a diferença no desenvolvimento do cérero do bebê (em vez de marcar a cesárea para as 38 semanas, considerar marcar para as 40 semanas por exemplo).
  6. Esperar o tempo do bebê vai facilitar a amamentação. O bebê que nasce na hora dele e não na hora marcada, já vai ter o reflexo de sucção. Alguns bebês que nascem antes da hora deles, têm uma certa dificuldade nesse reflexo, o que vai dificultar a pega. Assim como a mulher que não entra em trabalho de parto não tem ocitocina correndo nos vasos sanguíneos e a ocitocina é muito importante para a descida do leite. Resumindo: esperar o bebê nascer vai facilitar a pega e a descida do leite.
  7. Quando você marca a cesárea, muitas vezes, na hora da cirurgia o bebê está dormindo e o médico tira o bebê do conforto dele. Isso deixa o bebê com medo, confuso, agressivo. O bebê vai chorar mais e ficar mais nervoso. De fato, uma comparação esdrúxula, mas só para fazer você se colocar um pouco no lugar do bebê, pensa em alguma vez que alguém te arrancou da sua cama, do seu sono. Não disse acordou, eu disse arrancou você da cama. Ninguém gosta disso, não é mesmo?
  8. O bebê que nasceu no tempo dele vai ser um bebê mais tranquilo. Pelo motivo de que, na hora do nascimento ele ter vindo ao mundo com mais respeito, o bebê vai ser mais calmo do que um bebê que não nasceu de forma humanizada. Nesse caso não entra só esperar a hora do bebê, mas estou falando de todas as interferências que os médicos fazem quando o bebê nasce: como vitamina k intramuscular, colírio de prata etc. Tudo muito agressivo para um ser humano tão pequeno.

Essas dicas eu dou de coração, não se sinta obrigada a esperar a hora do bebê se você não quiser. Eu dou esse conselho porque eu quero o melhor para vocês dois e nisso eu sou enfática em dizer: espere o seu bebê decidir a hora dele nascer, que é a melhor decisão que você vai tomar.

Espero ter ajudado,
Beijos, Thata.

Fonte:
A Mãe Que Quero Ser 

Foto:
What to Expect

Dê a sua opinião: