Os Perigos Que Moram Dentro de Casa Com as Crianças

Os Perigos Que Moram Dentro de Casa Com as Crianças mamae tagarelaEssa semana andou rolando no Facebook um vídeo (clique aqui para ver o vídeo), nas comunidades de mães, mostrando o quanto são perigosas as cordinhas das persianas.

O vídeo é forte, então se você está grávida desaconselho ver esse vídeo. Se você chora que nem uma manteiga derretida (que nem eu), aconselho que veja com alguém.

O vídeo é uma simulação de uma situação que acontece muito. Crianças vão brincar com as cordinhas das persianas e se enforcam. A maioria morre. Aquelas que não morrem ficam com déficit para sempre: não andam mais, não brincam mais, não falam mais, etc. Isso acontece nos Estados Unidos a cada duas semanas com alguma criança e ocorre, geralmente, com crianças com idades de 8 meses a 7 anos!



Então senti necessidade de escrever sobre quais outros perigos uma casa pode esconder para os nossos filhos. Será que as nossas casas são seguras para as nossas crianças? Quando eu conversava com algumas amigas sobre os perigos que podemos encontrar em nossas casas, algumas sugeriram colares, sacolas plásticas, cachecol, cordas, correntes de qualquer espécie. Então nunca deixe nenhum desses itens ao alcance de seus filhos.

O cômodo mais perigoso, sem sombra de dúvidas, é a cozinha: facas, vidros, objetos pontiagudos, calor do vidro do fogão, fogo da boca do fogão etc.

Existe um alerta na internet dizendo que se uma criança coloca na boca a ponta de um carregador de celular, ligado na tomada, pode tomar um choque a ponto de parar no hospital e até mesmo morrer. O Papai Tagarela acha que isso seja difícil porque a voltagem dos carregadores geralmente é bem baixa e a corrente elétrica é pouca. Na dúvida, todos os carregadores, quando não estão carregando os nossos celulares, ficam fora da tomada. Eu não vou arriscar a vida do meu filho, não é mesmo?

Pesquisamos sobre o assunto e o carregador de celular pode ser perigoso sim, mesmo com uma voltagem pequena, pode passar uma carga maior e matar uma criança, principalmente em dias chuvosos quando há risco de raios afetarem a rede elétrica e também se o carregador tiver algum defeito. Como o seu carregador pode ter um defeito escondido, não arrisque.

Fios pela casa também são sempre perigosos: fios de computador, fios do abajour, fios de alguma luminária, etc. Olhe pela sua casa e veja quais outros fios você encontra.

Famílias que moram em casas com escada (que é o meu caso) tem mais essa preocupação. Uma grade no alto e outra na parte de baixo da escada é a solução. É assim que eu tenho feito aqui em casa. Caso isso não seja feito, há risco da criança rolar escada abaixo ou subir a escada e cair. É claro que o ideal é você ensinar o seu filho a subir e descer escadas e sempre segurar no corrimão.

Outros perigos que eu vejo são os móveis. Isso mesmo. Crianças gostam de escalar. Deixe uma cadeira desencostada e pronto, lá vai a criança parar em cima da mesa de jantar. Mas pior que isso tudo são estantes altas e instáveis que além de a criança escalar, ainda pode virar e cair em cima dos pequenos.

No banheiro devemos pensar no risco de afogamento. Podem me chamar de neurótica. Eu prefiro me chamar de cuidadosa. As portas dos banheiros aqui em casa ficam fechadas, o que é ótimo para ele que ainda não entrou no processo de desfralde e não sabe abrir as maçanetas. Pouca água é o suficiente para uma criança se afogar e tudo isso acontece rápido demais, questão de segundos. Tenho uma amiga que perdeu um irmão afogado. Eu não arrisco. Tenho medo até da água da privada.

Algumas mortes podem ser silenciosas e rápidas, como o caso do afogamento e o caso do enforcamento. Porque a criança não está respirando e não consegue tomar fôlego para gritar ou chorar. Aí quando você vê é tarde demais!

Além disso tudo ainda existe o perigo de esquecer o seu filho dentro do carro caso esteja muito cansada ou tenha mudado a rotina.

 

Que cuidados você pode tomar:

1- Se precisar, mude a persiana da sua casa, coloque uma sem corda. Invista em travas para as portas e gavetas da cozinha.

2- Se desfaça de qualquer móvel alto que possa cair em cima do seu filho.

3- Não deixe carregadores de celulares ligados na tomada quando não estão em uso.

4- Não deixe o carregador do computador ligado na tomada quando não está em uso. Ou se o computador ficar em um cômodo, feche a porta desse cômodo restringindo o acesso das crianças.

5- Coloque uma trava na privada ou deixe a porta do banheiro fechada restringindo o acesso da criança. Se tiver banheira em casa, nunca deixe a criança dentro do banheiro se a banheira estiver cheia de água.

6- Quem mora em apartamento, mesmo que em andar baixo, deve colocar grades nas janelas. Não deixe poltronas, cadeiras e nem nada que as crianças possam escalar perto das janelas, mesmo que elas tenham grade.

Eu achei uma lista de cuidados muito legal da Revista Crescer (aqui). Vale a pena conferir!

Papai e mamãe, todo cuidado é pouco principalmente se tratando dos nossos bens mais preciosos.

Se alguém tiver mais algum cuidado ou perigo para adicionar à lista, por favor, escreva nos comentários.

3 Comments:

  1. Thais Rodrigues

    Tambem tem os espelhos… principalmente os guarda-roupa com espelho na porta inteira faz medo de quebrar…. pq crianças são muito curiosas

  2. Olá meu nome é Paulo Henrique e vim deixar meu comentário para esse assunto tão extenso e delicado, Você “esqueceu” de abordar as tomadas que estão baixas… para comprar somente o espelho de tomada e tampalas pois quando se trata de criança vai querer colocar o dedo e morrer eletrocutada!
    E cozinhar sempre nas chamas de trás com as caldas das panelas viradas para dentro!
    Quem não têm empregada sofre muito com isso!
    Minha esposa quase morreu quando era criança,
    Puxou uma vasilha de oleotquente pra cima dela quando bebê!
    Hoje vc não vê secuelas mais ela quase morreu segundo minha sogra!
    Eu era um menino muito atentado e meu pai vivia construindo!
    Quase cai dentro de um buraco de fazer a coluna do muro!
    Então se pararmos para pensar são muitas coisas que devemos tomar cuidado!
    Gente assista meu canal no YouTube!
    Eu falo de fatos que marcou nossa história como por exemplo: zumbis na Itália! Fato Real!,
    A origem da contagem do tempo!,
    Como surgiu o relógio!,
    Guerra de canudos não era brincadeira de criança em 1897! Entre outros…. aqui está o link
    Subscreva me ajude a fazer meu canal a crescer!

    https://youtu.be/zAtudeTNT4w

    Obrigado!

    Gostei muito do seu site pois tudo que eu tenho dúvidas eu corro aqui pra saber mais!

    Abs…

    Fique com Deus!

Dê a sua opinião: