Como Cuidar do Umbigo do Bebê Recém Nascido

umbigo do bebe recem nascidoOi mamães e futuras mamães, lá vou eu de novo falar de umbigo. Já falei de hérnia umbilical, lembram? Mas agora vou falar dos cuidados iniciais com o umbigo do bebê recém nascido (o coto umbilical).

Antes do bebê nascer compre pelo menos 1 vidro de álcool 70% (aqui em casa usei dois), porque é com ele que você vai limpar o coto umbilical do seu bebê (aquele restinho de cordão umbilical que fica na barriga do bebê). Esse vidrinho (é pequeno mesmo) vende em qualquer farmácia e é fácil de encontrar.

O umbigo nada mais é uma sobra de tecido que nutriu o bebê durante a vida no útero.

Assim que o bebê chega em casa (porque na maternidade o ideal é seguir as regras do local), você vai limpar a cada troca de fralda e depois do banho. Porque a idéia é mumificar aquela sobra de tecido para que caia logo e se você seguir direitinho as instruções não haverá problemas.

 

cuidando do coto umbilical como cuidar do umbigo do bebe recem nascido

Clique para ver a foto ampliada.

 

Quanto tempo leva para cair?

Geralmente de 7 a 21 dias. O do meu filho levou 15 dias. Já vi casos que levaram mais tempo e pode ser normal. Na dúvida fale com o pediatra. Se você limpar a cada troca de fraldas, que é o recomendado, não vai demorar muito. E assim que o umbigo cair você precisa continuar limpando porque ainda fica uma ferida no local que precisa de atenção, então continue limpando com álcool até a pele do umbigo ficar lisa e limpa.

 



Como fazer a limpeza?

Você vai usar um cotonete (pode ser algodão também) e vai limpar ao longo do coto do umbigo e em volta da base do coto umbilical (encostada na barriga do bebê). Vai limpando e trocando o cotonete, só pare de limpar quando o cotonete parecer estar limpo, sem nenhuma sujeirinha nem secreção. Deixe secar naturalmente e aí sim vista o bebê.

Limpar o umbigo não dói. Se o bebê está chorando durante a limpeza ou parecer incomodado é porque o álcool é gelado.

 

Devo usar algum tipo de faixa no umbigo?

Não é para colocar moeda, não é para enfaixar, não use mercúrio ou qualquer outra coisa, a não ser que tenha indicação médica. Não adianta nada fazer essas coisas, já citei isso quando escrevi sobre hérnia umbilical.

Nem depois que o umbigo cair você não vai usar nem moeda nem faixa. Se o bebê vai ter hérnia ou não, não vai depender disso. A hérnia se forma quando o bebê ainda está no útero e só vai se resolver com o endurecimento da parede abdominal, é um problema de dentro para fora. Conforme a criança engatinhar, andar e começar a correr pela casa o abdômen vai enrijecendo e a hérnia ficando menor.

 

Posso lavar o umbigo?

No banho pode jogar água com sabão em cima do local. Não precisa cobrir para dar banho. Não ensaboe para evitar irritar o coto. Mas caso tenha cocô em cima do umbigo, pode ensaboar para tirar a gordura do cocô.

Depois do banho seque bem com a toalha, colocando-a em cima do local e pressionando. Não esfregue. Depois de secar o bebê e colocar a fralda, faça a limpeza do umbigo com álcool como indicado acima.

Depois que o umbigo cair pode ensaboar normalmente.

 

Sangrou e agora?

Ter um pouquinho de sangue saindo no cotonete é normal. Lembre-se que foi por ali que você nutriu o seu bebê e é uma região altamente vascularizada, ou seja, cheia de sangue. É bem comum de acontecer nos primeiros dias de vida do bebê porque o sangue ainda não secou.

 

Tá saindo pus, e agora?

É comum sair uma secreção amarelada na limpeza do umbigo. Você deve se preocupar nas seguintes situações:

  • Se o bebê tiver febre
  • Se mamar pouco e não aparentar estar bem
  • Se ficar muito quieto (letárgico)
  • Se a área do umbigo estiver inchada e vermelha
  • Se a área do umbigo estiver inchada e com o cheiro muito desagradável

Nesses casos leve o bebê para ser examinado pelo pediatra.

 

O coto caiu e o umbigo ficou alto, o que faço?

Como eu já disse acima, nada de faixa nem moeda. Não coloque nada no umbigo do bebê para que ele fique para dentro, não adianta. É comum aparecer hérnia umbilical nos bebês e cerca de 20% delas vão se resolver sozinhas. Quer saber mais sobre hérnia umbilical? É só clicar aqui.

 

Já viu a nossa lista de enxoval super completa, explicada e com versão para imprimir?

 

Fontes:
Tudo de Bebê Campinas
Baby Center

Dê a sua opinião: