Sobre a Lavagem de Jato de Soro Com Seringa no Nariz

Sobre a Lavagem de Jato de Soro Com Seringa no Nariz mamae tagarelaRinites, sinusites e outras ites… muitos profissionais da área da saúde tem recomendado a limpeza do nariz com soro fisiológico usando seringa. Acontece que essa limpeza com seringa pode ser prejudicial.

Minha História:
Eric ficou doente e eu automaticamente comecei a fazer a tal limpeza com soro usando seringa nas duas narinas. 10ml de um lado do nariz e depois 10 ml de outro lado. Eric não melhorava. Levei na minha Otorrino, Dra Vania Paz, que confio de olhos fechados, mais parece uma curandeira porque ODEIA e nunca prescreveu antibiótico para mim e não prescreve anti-inflamatório a torto e a direito. Ela trata tudo com homeopatia, fitoterapia ou da forma mais natural possível.

Ela me deu uma BRONCA por eu estar fazendo esse tipo de limpeza no nariz do Eric. Disse que o nariz das crianças tem a mucosa muito sensível e isso pode ferir a parede da mucosa e estourar vasinhos. Pior ainda! Pode empurrar o catarro para o ouvido das crianças… e foi o que aconteceu com o meu filho.



Então é errado fazer lavagem de jato de soro com seringa no nariz das crianças?
Não é que a lavagem, muito recomendada por médicos, esteja errada. Mas essa lavagem vem sendo feita de forma errada por nós, leigos.

A Dra Gabriele Leão Straliotto Nichele, amiga minha, que também é otorrino e que eu também confio muito, disse que essa lavagem pode ser feita, desde que seja feita de forma delicada. A orientação que ela dá é usar até 5 ml de soro, pode ser com a seringa, com cuidado para não fazer força no jato. É só empurar o êmbolo devagar para não causar pressão e não ir para os ouvidos. Ela diz que essa lavagem é ótima e que inclusive são usadas em pós operatórios.

Uma dica super importante para lavar o nariz com seringa é: a criança deve estar com a cabeça abaixada para frente, nunca para trás. Assim o soro não vai para os ouvidos.

Se você tem medo de usar a seringa, já que pode ser perigosa se usada de forma errada, tudo bem. Basta usar um conta gotas para pingar soro no nariz ou usar soro de jatos contínuos (tipo Maresis) que inclusive vem com bicos para crianças que não são introduzidos nas narinas.

Se optar pelo conta gotas, coloque de 3 a 5 contagotas bem cheios de soro em cada narina e assim você consegue limpar de maneira eficaz e sem medo.

Se o pediatra do seu filho passar a limpeza com seringa, peça para que ele te oriente, mas nunca tente fazer em casa sem a orientação de um profissional só porque você ouviu falar que pode ser bom.

Aproveita para assistir o vídeo com a demonstração de como fazer a lavagem de forma certa:

 

Descubra o que pode ajudar na gripe do seu/sua filho/a

 

54 comentários

  1. Ana comentou

    Minha florsinha ficou b gripadinha, e o médico me passou a lavagem de soro com seringa,2 ml, o mais difícil é pingar no nariz dela pois minha flor odeia qualquer tipo de remédio.

  2. lucianadejesusaraujoventura comentou

    Meu bebe luis paulo,tbm odeiaaaa!!! ja nao sei o que fazer,,,odeia tomar remedios,odeia ter que fazer jato no nariz. Gente o que eu faço me ajudem.

    1. Thata Tagarela respondeu lucianadejesusaraujoventura

      Aqui remédios eu dou na seringa. Já para limpar o nariz pode usar conta gotas que é mais suave.

    2. Lorena respondeu lucianadejesusaraujoventura

      Pega a seringa coloca o sorinho, depois deixa no meio dos seios para aquecer um pouquinho, e aplica no bebe antes de cada mamada, vai limpar a desintupir e o bebe nao vai chorar tanto!

  3. Carolina comentou

    Flor, estava fazendo lavagem no meu próprio nariz com soro e senti que foi parar soro no ouvido. Como você procedeu com o seu filho?

    1. Thata Tagarela respondeu Carolina

      Aqui eu uso conta gotas ou aqueles sprays de jato contínuo (tipo Maresis – mas tem outras marcas). Isso acontece por causa da pressão que causa.

  4. emanuelle gualhardo comentou

    Oi,eu queria saber se e naturalmente que o soro sai pela outra narina??

    1. Thata Tagarela respondeu emanuelle gualhardo

      Emanuelle, tem que tomar cuidado porque, quando o soro sai pela outra narina, pode ser que você esteja fazendo muita pressão ao aplicar. O problema disso é que pode parar nos ouvidos causando otite e aí o problema se torna mais sério. Mas se fizer inclinando a cabeça da criança para frente e bem devagar ficará tudo bem. bjs

      1. Mari respondeu Thata Tagarela

        Na verdade, se sair pela outra narina é bom sinal! Em Yoga tem uma técnica de limpeza das narinas que é muito suave e muito eficiente, chamada jala neti. Nessa técnica é esperado que a água saia pela outra narina sempre! A seringa realmente causa muita pressão e deveria ser evitada, mas se a água saiu pela outra narina, quer dizer que não ficou presa nos seios nasais nem foi para o ouvido. Também preste atenção para ver se a criança engoliu água, outro bom sinal. De toda forma, para bebês e crianças pequenas sempre prefira o conta gotas, pois elas não ficam quietas na posição correta (com a cabeça inclinada para frente e a narina apontando para o chão) e também não sabem assoar o nariz no final, para eliminar resíduos.

        1. Thata Tagarela respondeu Mari

          Adorei saber, Mari. Obrigada

  5. Quantas vezes devo lava o nariz do meu bebe, pois esta entupido e nada melhora????
    Me ajudem

  6. laudineide alves camilo comentou

    olá, sou mãe de primeira viagem as vezes fico perdida , sem saber o que fazer, minha filha tem 1 ano , vai fazer oito dias que esta gripada, e a quantidade de remédios que damos para ela!! dar para abrir uma farmácia ,o nariz dela entope e desentope a todo instante o que eu faço!!!

  7. ANA comentou

    Nossa aqui em casa eu tentei a lavagem e não sai pela outra narina e o bebê ficou tipo afogado e depois com um chiado tipo catarro. Eu desesperei eu fiz com 5ml em bebê de 3 meses. Para onde será q foi?

    1. Thata Tagarela respondeu ANA

      Deve ter engolido, Ana!

  8. Cristiane comentou

    Gente, e agora? Faço no meu filho! Só hj fiz 6 vezes em cada narina!!! Jesus!! Vejo q ele engole o soro! Será q foi pro ouvido?

    1. Thata Tagarela respondeu Cristiane

      Cristiane, observa. Pode não ter ido. Algumas pessoas tem mais facilidade de ter otite mesmo e a lavagem com soro acaba ajudando nisso. Então por enquanto observa se ele vai colocar muito a mão no ouvido, se sente dor quando vc aperta. Mas 6 vezes é muito mesmo. Faça uma de manhã e uma de noite antes de ir dormir. Se precisar muito muito mesmo uma de tarde.

  9. Reh comentou

    Bom dia. Eu não faço a lavagem à jato com soro, mas coloco 10 segundos no microondas pra morna o soro e com uma seringa coloco 2,5 em cada lado da narina do meu bebê. Aos poucos e sempre brincando com ele pra ñ ficar irritado. Espero um pouco e puxo a secreção com a bombinha nasal. Faço de manhã e de noite. E isso tá ajudando Ele à dormir bem melhor. Meu bebê tem 4 meses.

    1. NICOLAS respondeu Reh

      ALERTA, CUIDADO, MUITO CUIDADO!!! 10 segundos é muito tempo p/ 2,5ml de soro. Por fora pode parecer que a seringa está morna, mas na realidade o soro está MUITO QUENTE! Isso se deve ao fato do microondas aquecer pelo atrito das moléculas de água, e como o plástico é isolante, passa uma FALSA impressão de que o soro está “morno” quando na realidade está “FERVENDO”. Use no máximo 3 segundos e teste antes na sua pele. MUITA ATENÇÃO COM O MICROONDAS!

  10. Sou mãe de primeira viagem,meu filho tem 1 ano,ele também ta com nariz muito entupido,faz uma semana que faço inalação e o jato da salsep,e a três dias percebi o ouvido dele com uma secreção,passei na pediatra ela viu e falou que era otite.
    Logo ela perguntou se eu dava o peito deitada e eu respondi que sim,ela falou que era por isso.
    Estava lendo as pergunta e resposta e vi que a otite e por causa do jato forte do jeito que coloca o soro etc…
    Afinal a otite e causada mesmo dessa forma,dando o peito deitada?

    1. Thata Tagarela respondeu Cleicilene Almeida

      Cleicilene, isso é mito. Pode dar o peito deitada que não causa otite. O que causa é mamadeira somente. Mamadeira só pode tomar com a cabeça elevada. Um beijo

  11. Marília comentou

    Olá, sou pneumopediatra e me senti na obrigação de comentar o post. Da mesma forma que o soro fisiológico pode migrar para o conduto auditivo, a secreção produzida pelas infecções, processos alérgicos e etc também pode migrar. A ideia principal da lavagem é, além de diminuir o desconforto da obstrução nasal, retirar o acúmulo de secreções, essas sim responsáveis pela otites e sinusites. É claro que é preciso cuidado na hora de proceder a lavagem, mas dizer que foi o soro que foi para o ouvido e causou a otite não é totalmente correto. A lavagem tem como função primordial evitar tais complicações, mas como qualquer procedimento, não vai ser eficaz 100% das vezes.

    1. Thata Tagarela respondeu Marília

      Muitíssimo obrigada Marília, por comentar e enriquecer o post com essa informação!

  12. Lua a comentou

    Apartar de quantos meses pode se fazer a lavagem, minha bebe tem um mês e meio e esta gripadinhaa
    a, posso fazer a lavagem ?

    1. Thata Tagarela respondeu Lua a

      Com um mês não. Muito pequena, pode estourar algum vasinho no nariz. Eu esperaria pelo menos 6 meses. A minha bebê tem 9 meses e eu ainda não tenho coragem de fazer. Usa muito soro no nariz, mas lavagem com seringa por enquanto não.

    2. Lais respondeu Lua a

      Fiz com dias. Ótimo

    3. Evane respondeu Lua a

      Meu bebê tem 12 dias de vida e ontem tive que ir ao ps pois ele estava com dificuldades respiratorias. A pediatra que nos atendeu orientou lavagem com soro fisiologico, na seringa de insulina, que cheia dá 1ml de soro.

  13. Lua a comentou

    Apartir de quantos meses pode se fazer a lavagem ? Tenho um filho maior e sempre foi tratado com o soro fisiológico… eh que nao lembro quando comecei a aplicar nele Obrigada

  14. Lais comentou

    Bom meu filhote gripou com 24 duas.
    No hospital eles lavaram sim com soro. E me ensinou . É ótimo melhora mesmo.
    E olha que coloco uma seringa toda.
    Ate hj uso.
    Ele já vai fazer 3 meses. E nunca deu dor de ouvido.

  15. VANESSA VIEIRA DA SILVA comentou

    Eu lavo o nariz da minha filha com soro desde que ela tinha uns 5 meses… e vai fazer 2 aninhos amanhã. Nunca deu otite. E olha que encho a seringa até o talo e jateio umas 3 vezes de cada lado. Deixo ela bem inclinada para frente e ela dorme e acorda respirando maravilhosamente bem.

  16. Caroline comentou

    Oi Boa noite gostaria de saber quanto tempo o soro pode ficar fora da geladeira ele já aberto?

  17. Sthefany comentou

    Eu sempre faço lavagem no meu bebê , porém muitas vezes fico com receio fico com medo de dar algo errado , pois uma vez eu fiz ele se engasgou e ficou MT estranho de pois !
    Eu ainda faço mais percebo que dps que faço ele faz um barulho tipo chiadeira , a medica pediu pra mim fazer 6 vezes ao dia mais achei muito e não vou fazer não

  18. Suellen comentou

    Poxa fiquei chateada por não conseguir fazer a técnica, minha filha está gripada com bastante catarro fui tentar e acabou que o soro não saiu pela narina e ela engoliu, deu até anciã de vomito..

  19. Stephane veloso martins comentou

    Ola gente boa noite. Sou mamae de primeira viagem e tenho um bebezinho de 1 mes e meio e eu ja tonha ouvido falar tambem que amamentar a crianca deitada no peito causa dores de ouvido e isso me assustou bastante tanto que nn amamento mais deitada e queria saber se isso realmente acontece ou nao ?

  20. Stephane veloso martins comentou

    Ola gente boa noite. Sou mamae de primeira viagem e tenho um bebezinho 4de 1 mes e meio e eu ja tonha ouvido falar tambem que amamentar a crianca deitada no peito causa dores de ouvido e isso me assustou bastante tanto que nn amamento mais deitada e queria saber se isso realmente acontece ou nao ?

    1. Thaís Cardoso respondeu Stephane veloso martins

      Pode amamentar deitada sem problemas. Peito o bebe pode tomar deitado, mamadeira que nao pode. Repara que em qualquer posiçao que VOCE esteja, o bebe está sempre deitado.. Mesmo quando vc está sentada ou em pé, o bebe esta deitado. Entao tanto faz a sua posiçao. Bjs

  21. Rosenilda comentou

    O meu bebê ta muito gripado e eu tenho medo de usar soro no nariz dele pq ele tem lábio leporino com fenda palatina como eu Fasso alguém pode mim da uma dica

  22. Luiza comentou

    É igual parto normal. De cada 100, 1 vai precisar de cesárea. De cada 100 narizinho, 1 vai ter problema. Seu caso é exceção pq todas as mães q conheço fazem e é de Deus essa lavagem.

  23. fc.nobrega@hotmail.com comentou

    Sou fisioterapeuta a 8 anos e posso afirmar que essa técnica e super eficaz e realmente ajuda a criança. E uma técnica que a gente aprende na faculdade. Sempre usei e recomendo!

  24. Talita comentou

    Tem também que tomar cuidado com a posição da seringa, ela deve ser posicionada num ângulo de 90º (de frente para o rosto, com a ponta apontada para a nuca) e não com a ponta para cima (apontada para o olho) como costumamos ver o pessoal fazendo.
    Foi um médico que me ensinou e depois que comecei a fazer assim nunca mais filha chorou. Nunca teve problema também. E eu uso no máximo 2ml que já é bastante para os pequenos!

  25. Andrea Batista comentou

    Olá, esse negocio de lavagem de nariz com soro, realmente tem que ser muito bem explicado pelo pediatra ou pelo medico que indicou,eu com a minha inexperiência, fiz como o medico tinha me dito,porem da forma errada,lavava o nariz do meu filho com o soro,só que com ele deitado de costas,já que era a única posição que ele aceitava,e o resultado foi uma bela de uma infecção de ouvido!
    Nunca mais!
    Eu não tive uma experiência nada agradável com a lavagem de nariz com soro!depois do acontecido tive a oportunidade de comentar com o pediatra que acompanha meu filho, ele me instruiu,me ensinou direitinho como deve ser feito a lavagem,para que não aconteça de o soro escorrer para os ouvidos,mas confesso que nunca maos terei coragem de fazer….
    Fiquei morrendo de remorso, quando soube que meu filho estava com infecção de ouvido e que era a conta da lavagem de nariz mal administrada!

  26. Lara comentou

    Mães, quando é que vocês vão parar de procurar soluções mirabolantes na internet e procurar um PROFISSIONAL? A medicina é uma ciência, não é de exatas é de humanas, sabe o que isso significa? O que é bom para o meu filho pode não ser bom para o seu! Deu pra entender?
    Sei que a correria do dia a dia faz com que usemos meios mais rápidos, pois agendar, ir ao consultório esperar horas para ser atendido, fazer exames….tudo isso requer tempo e paciência, mas estamos tratando da saúde daqueles que representam tudo para nós(nossos filhos), não sejamos relapsas.
    Tratamento, remédio, sugestão, dicas, e outras cositas mas somente com um MÉDICO PROFISSIONAL.

  27. ROSANGELA comentou

    Nem todos os médicos, infelizmente, são confiáveis. Muitos são mercenários, sendo necessário que o paciente ou seu responsável use o bom senso para fazer uso dos medicamentos prescritos. Este é o momento histórico que atravessamos, onde nem todos os profissionais são comprometidos com os seus pacientes, e/ou não estão capacitados o suficiente para proceder a um atendimento de qualidade. Não devemos seguir uma orientação médica cegamente, devemos ter sempre uma atitude crítica. Por experiência própria essa é minha opinião!

  28. Elaine Cristina costa dá silva comentou

    Já vai fazer mais de um mês q o BB tá doente gripadinho a febre passou mais a tosse e insistente principalmente a noite ele já tomou varios xarope só q essa tosse não passa a mais de mês q eu e meu esposo não sabemos oq é dormir direito com ele tussindo muito sem parar ele tem 1 aninho e já não sei mais oq dá a ele?????

  29. Elaize Cristina costa dá silva comentou

    Já vai fazer mais de um mês q o BB tá doente gripadinho a febre passou mais a tosse e insistente principalmente a noite ele já tomou varios xarope só q essa tosse não passa a mais de mês q eu e meu esposo não sabemos oq é dormir direito com ele tussindo muito sem parar ele tem 1 aninho e já não sei mais oq dá a ele?????

  30. Gabi comentou

    Muito ótimo o vídeo.obrigada!!! Com certeza vou levar meu filho no otorrino, pq ele está do mesmo jeito não sara, dá uma melhorada e volta de novo .. é pq faço errado a lavagem!!! E o ouvido pode estar prejudicado …Obrigada mesmo pela ajuda!

  31. Edilaine Miron comentou

    Mamãe Tagarela, com conta gotas a criança também tem que estar com a cabeça inclinada para frente?

    1. Thaís Cardoso respondeu Edilaine Miron

      Não, com gotas pode estar deitada.

  32. Wellington comentou

    Se acontecer de a bebê engolir o soro, e normal, tem que fazer alguma coisa
    Aguardo

    1. Thaís Cardoso respondeu Wellington

      Engoir não tem problema. só cuidado com a posição para não ir para os ouvidos

  33. Jessika comentou

    Fiz esse procedimento mais com água totalmente desenformada minha filha deu um grito diz que doeu o ouvido e ela chorou me senti muito culpada no desespero sem ela conseguir respirar não me informei e fiz isso
    Depois eu fui ver e vi o risco mais depois de uma 2 min ela disse que passou.
    Será que terá algum problema ???
    Muito preocupada!!!

  34. Fernando Dias comentou

    fiz isso em mim pois dês que fiz uma besteira cheirar minha gata de estimação fiquei com pelo preso no nariz agora me sinto mau, ai comprei soro pensando que eu iria resolver meu problema acabei botando soro nos ouvidos agora tenho 2 problemas 🙁 que azar meu Deus.

  35. eu dava aquele alsep para meu filho, depois tentei usar uns descongesitonantes nasais infantis, vou experimentar dar o soro

  36. Bilrem comentou

    Eu já havia realizada a limpeza do nariz de minhas filhas, mas não recebi a informação importante de proteger o ouvido e realizava com elas na postura um pouco inclinada pra trás. Graças a Deus que nesse vídeo você explica super bem a forma correta. Obrigada

  37. Karine comentou

    Olá, minha bebê com menos de 3 meses ficou gripadinha, aí levei ela ao médico e foi recomendado fazer a lavagem com seringa usando 5ml, achei muito e não tive coragem de fazer, mas gostaria de saber se nesses casos devo apenas pingar com um contagotas ou se é seguro usar a seringa, obrigada!!! E parabéns pelo seu trabalho com os posts!!!

Deixe seu comentário!